EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Rogério Almeida lança o livro ‘Pororoca pequena: marolinhas sobre a(s) Amazônia(s) de cá’

O Pororoca pequena: marolinhas sobre a(s) Amazônia (s) de cá foi puxado a fórceps, numa peleja desprovida de apoios institucionais, exceto amparos pontuais da rede Fórum Carajás.

O terceiro livro de Rogério Almeida reúne 18 trabalhos entre artigos, reportagens e entrevistas produzidos entre 2003 a 2009.

Os mesmos estão divididos em quatro seções: a) Estado e os grandes projetos, b) Araguaia-Tocantins- território em disputa, c) Belém- a cidade e d) entrevistas com dirigentes sindicais e populares, assessores e uma com o jornalista Lúcio Flávio Pinto.

Parte da produção foi publicada em sites e revistas e aceita para apresentação em espaços acadêmicos. Entre eles a revista paulista Caros Amigos, a rede Fórum Carajás, o Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LPP/UERJ), o site Ecodebate e a Revista Democracia Viva do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE/RJ).

Registre-se ainda material publicado no blogue do autor, FURO, inaugurado em setembro de 2008, além da Revista Sem Terra (impressa). E a publicação do artigo Araguaia-Tocantins: fragmentos de 20 anos de luta pela terra, nos anais do 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, realizado em Campina Grande, Paraíba, em setembro de 2008.

O mestre em planejamento do desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA), professor da Universidade da Amazônia (UNAMA) e da Faculdade do Pará (FAP), deseja no primeiro momento disponibilizar o material em suporte digital. Aguardar críticas e sugestões e, posteriormente, publicar o material em suporte impresso.

O livro encontra-se, na íntegra, disponível para acesso e/ou download, no formato PDF.

Para acessar a capa e texto introdutório clique aqui.

Para acessar o livro, com 187 páginas e 10,87 Mb clique aqui.

Nota do EcoDebate: sugerimos que leiam, também, a entrevista com Rogério Almeida (“O PAC vai fomentar mais conflitos e expropriações na região”) publicada no sítio Amazônia.org. Para acessar a entrevista clique aqui.

EcoDebate, 22/12/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.