EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Prevenção, Controle de Desmatamento e Valorização do Ativo Ambiental Florestal no estado do Acre, artigo de Carol Salsa

[EcoDebate] O passivo ambiental é a área da propriedade que foi desmatada além do estipulado por lei e, por conseqüência, o ativo é parte da floresta que permaneceu preservada. Assim, na legislação ambiental deve haver um equilíbrio entre o tamanho da área desmatada e da preservada em cada propriedade do estado. Com isso em vista, o Estado criou uma série de programas que compõem a PVAAFA – Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal do Acre.

As políticas públicas lançadas para a valorização do ativo é fruto de parceria com instituições governamentais e sociedade civil organizada. Tem sua aprovação no Decreto nº819 de 11 de junho de 2007, que se tornou um instrumento jurídico para disciplinar a execução da PVAAFA.


Serão fomentadas atividades que aumentem a qualidade do meio ambiente, por conseguinte, qualidade de vida para as comunidades rurais e seus reflexos em uma Amazônia saudável e protegida por políticas públicas adequadas, entre elas:
1-       Plano de Recuperação de Áreas Alteradas;

2-       Programa de Certificação de Propriedade Rural Sustentável;

3-     Plano de Valorização do Ativo Ambiental Florestal;

4-       Programa de Florestas Plantadas do Acre “.

O estado do Acre, diferentemente dos outros estados da Amazônia Legal que acolhem extensas áreas de savanas e campos naturais em seus territórios, é detentor de uma área coberta predominantemente por florestas do tipo ombrófila densa – a floresta amazônica típica.

As Unidades de Conservação (UCs) e terras indígenas (TIs) dispunham de 46% da área do estado do Acre até o ano de 2005, especialmente de categorias de uso sustentável, um significativo indicador da relação de dependência existente entre floresta e a produção da população rural. Foram desmatados do território estadual aproximadamente 12% dos 164.000 quilômetros quadrados, correspondentes a 1,2% de todo o desmatamento da Amazônia, conforme cálculos do governo do Acre.

Embora o percentual de eliminação da sua cobertura florestal seja proporcionalmente alto se comparado ao percentual dos estados do Amazonas e Amapá (estimados em menos de 3%), sua contribuição relativa na composição do desmatamento total da região é muito baixa.

Tabela 1- Taxa de desmatamento no estado do Acre (2000-2008).

Ano

20

08

20

07

20

06

20

05

20

04

20

03

20

02

20

01

20

00

Área desmatada em km2 254 184 398 592 728 1.078 883 419 547

Fonte: Prodes http://www.obt.inpe.br/prodes/prodes_1988_2008.htm

Gráfico 1 – Área de desmatamento ( km2) X Ano

Para reduzir o desmatamento, o governo do Acre vem despendendo esforços para traçar seu Plano de Prevenção e Controle de Desmatamento (PPCD-AC) e seu Plano de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REED).

O objetivo das seis audiências públicas realizadas em 2009, entre maio e julho, era integrar as políticas estaduais já existentes de contenção do desmatamento e de promoção do desenvolvimento sustentável aos planos federais, ou seja, PPCDAM, PAS, PNMC, respectivamente, Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, Plano Amazônia Sustentável e Plano Nacional de Mudanças Climáticas.No Acre, o projeto de pagamento por serviços ambientais já contempla as comunidades que preservam a floresta e políticas públicas que promovem a agricultura familiar.

O que lamentamos é que o número de ações concretizadas é sempre menor do que os Planos e Programas traçados para a Amazônia Legal. Se considerado de forma inversa, com certeza, a Amazônia Legal agradeceria.

http://www.ipam.org.br/revista/itm/id/147

http://www.ac.gov.br

http://www.ecosdanoticia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=32998&Itemid=88

Carol Salsa, colaboradora e articulista do EcoDebate é engenheira civil, pós-graduada em Mecânica dos Solos pela COPPE/UFRJ, Gestão Ambiental e Ecologia pela UFMG, Educação Ambiental pela FUBRA, Analista Ambiental concursada da FEAM.

EcoDebate, 13/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.