EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mato Grosso registra queda na degradação florestal, mas ainda mantém o maior índice

Embora o índice tenha caído, a degradação florestal, uma forma importante de perda de floresta, ainda se mantém alta

Mato Grosso voltou a liderar os índices de degradação florestal na Amazônia Legal, em setembro, segundo dados do SAD (Sistema de Alerta de Desmatamento), do Imazon. O estado registrou 85 quilômetros quadrados de área degradada, o que equivale a 42% do total verificado no período. Em junho deste ano, o estudo do Imazon já havia identificado 558 quilômetros quadrados de florestas degradadas no estado. Em relação ao desmatamento, Mato Grosso registrou 31 quilômetros quadrados de área com corte raso da floresta, o equivalente a 14% do total registrado no período.

O estado com maior desmatamento no mês de setembro foi o Pará, com 62 quilômetros quadrados, 29% do total de desmatamento registrado pelo SAD na Amazônia Legal, que foi de 216 quilômetros quadrados . Se comparado com setembro de 2008, quando o desmatamento somou 321 quilômetros quadrados, houve uma queda de 33% do desmatamento na região. Houve também redução do desmatamento em relação ao mês anterior (agosto de 2009) quando o desmatamento atingiu 273 quilômetros quadrados.

Já os números acumulado de agosto a setembro de 2009, os dois primeiros meses do calendário de medição do desmatamento, não são tão positivos. De acordo com os dados do instituto, foram 489 quilômetros quadrados desmatados, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram detectados 423 quilômetros quadrados. Neste cenário, Mato Grosso foi o único estado que reduziu o desmatamento, 16%.

De acordo com Sérgio Guimarães, coordenador do ICV (Instituto Centro de Vida), esses números são positivos para Mato Grosso, “mas para que a queda seja continuada e consistente, até chegar no desmatamento ilegal zero, é preciso que alguns importantes instrumentos de gestã o ambiental, como o MT Legal, o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento, o Zoneamento e a responsabilização efetiva aos infratores sejam efetivamente implementados”.

Em setembro, o SAD monitorou quase a totalidade (96%) da Amazônia Legal, apenas 4% do território estavam cobertos por nuvens. Além disso, do desmatamento total detectado em setembro de 2009, somente 7% (14 quilômetros quadrados) pode ter ocorrido nos meses anteriores em função da cobertura de nuvens.

* Colaboração de Daniela Torezzan, do Instituto Centro de Vida, para o EcoDebate, 11/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.