EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Lei da Rotulagem de Transgênicos pode ser derrubada no Congresso

rótulo: contém transgênico

Projeto de Lei 4148/2008, do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), modifica projeto anterior que exige a rotulagem dos alimentos transgênicos. Ambientalistas afirmam que projeto não foi discutido com a sociedade.

O projeto de Lei 4148/2008, do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), flexibiliza a Lei de Rotulagem de Transgênicos. A proposta exclui a informação no rótulo se não for detectável a presença do transgênico no produto final, o que exclui a maioria dos alimentos, como óleos, bolachas, margarinas e enlatados. Além disso, não obriga a rotulagem dos alimentos de origem animal que foram alimentados com ração transgênica. Exclui o símbolo T que hoje facilita a identificação da origem transgênica do alimento e não obriga a informação quanto à espécie doadora do gene.

O coordenador da campanha de transgênicos do Greenpeace, Rafael Cruz, afirma que o atual projeto não deixará claro quando um alimento é transgênico. Ele diz ainda que a proposta fere o direito do cidadão de escolher o tipo de alimento que quer consumir.

“A primeira perda é a do nosso direito de escolher o nosso alimento, que é um direito básico, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor. A segunda é a perda de biosegurança, pois uma vez liberado um produto no meio ambiente e liberado para os produtos que nós consumimos, nós precisamos saber onde está sendo usado os transgênicos, para que no futuro nós possamos mapear como isso tem sido recebido pela sociedade, se houve ou não reações alérgicas e problemas no meio ambiente”, explica.

O projeto chegou a ser encaminhado para o Plenário da Câmara dos Deputados, mas não foi à votação. Rafael Cruz afirma que o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, mas não foi discutido pelos parlamentares. Conforme ele, a proposta pode ser encaminhada para votação sem que tenha sido debatida com a sociedade.

Reportagem de Bianca Costa, da Agência de Notícias Chasque, publicada pelo EcoDebate, 11/11/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

5 thoughts on “Lei da Rotulagem de Transgênicos pode ser derrubada no Congresso

  • Este projeto de Lei só visa as grandes empresas, não é porque não tem no produto final que não precisa ter. O fim não justifica os meios. E eu pretendo consumir somente produtos que não tenham, em nenhum momento de sua produção, alguma fonte de alimento transgênico.

Fechado para comentários.