EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Agricultores e Agricultoras trocam experiências de convivência com o Semiárido

Agricultores e Agricultoras trocam experiências de convivência com o Semiárido

Diversidade e troca de experiências marcam a abertura do Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido – Cânticos, palavras de ordem, forró e muita alegria marcaram a abertura do 1º Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido, que começou ontem (21) e segue até a próxima quarta-feira (23), em Camaragibe, Pernambuco. O evento está sendo organizado pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

A agricultora Joelma Pereira, do município de Cumaru, representando o estado anfitrião, deu as boas-vindas aos participantes. Ela falou do protagonismo dos agricultores e das agricultoras na construção de um Semiárido sustentável e da importância do Encontro como um espaço de valorização do conhecimento das famílias agricultoras.

“Para nós agricultores é uma alegria muito grande estarmos aqui porque somos nós quem de fato estamos fazendo a prática em nossas áreas. Então esse encontro vem nos ajudar e nos enriquecer bastante. Esses momentos são muito bons porque quando a gente volta para as nossas comunidades temos muito para repassar para os agricultores e agricultoras que não puderam vir”, disse Joelma. “Vamos trocar experiências, conversar bastante, discutir o que a gente vem fazendo. Que a gente colha, mas, que na volta a gente plante novamente as informações, as trocas de experiências, os resultados das conversas”, incentivou a agricultora.

Em seguida foi realizada a mística de abertura. Os participantes foram convidados a partilhar a riqueza de suas regiões, formando um painel com produtos da agricultura familiar. A agricultora Cícera Alves da Silva, do município de Olho D`água do Casado, em Alagoas, fez uma benção e, na sequencia, houve a apresentação das delegações dos dez estados participantes e dos convidados, entre eles, Larissa Barros, da Rede de Tecnologias Sociais (RTS), Lílian Santos, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Dione Freitas, da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A parte da manhã foi encerrada com a apresentação da programação e dos objetivos do Encontro. Segundo o coordenador executivo da ASA, José Aldo dos Santos, “a ideia é que durante esses três dias os participantes possam trocar conhecimentos e o conjunto de experiências de convivência com o Semiárido que desenvolvem. Outro objetivo desse encontro é a gente conversar sobre a importância dos intercâmbios de experiências e a mudança que eles têm provocado na vida dos agricultores e das agricultoras”, disse.

O coordenador também lembrou dos 10 anos da ASA, que está sendo comemorando este ano, e das conquistas da Articulação ao longo dessa trajetória, como o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), que se tornou uma política pública.

“Este Encontro é um evento de comemoração aos 10 anos da ASA. Ao mesmo tempo é um evento preparatório para gente ir ao EnconASA [Encontro Nacional da ASA] celebrar, reivindicar, denunciar, mas ao mesmo tempo mostrar para a sociedade e para os gestores públicos essa caminhada de construção de 10 anos dizendo que a partir dessa nossa trajetória, das nossas experiências, é possível fazer um Semiárido com justiça, dignidade e esperança. Viva os Agricultores e agricultoras familiares! Viva a ASA!”, conclui José Aldo.

No período da tarde, os participantes se dividiram em sete grupos (água, sementes, agrofloresta, criação animal, quintal produtivo e horta, beneficiamento e comercialização e cultivos e roçados ecológicos) para apresentar suas experiências e trocar conhecimentos. A partir das 17h, foi realizado o painel Estratégias de Sistematização e Disseminação das Experiências, cujo objetivo foi apresentar o sistema virtual Agroecologia em Rede, uma ferramenta de cadastro e divulgação das experiências agroecológicas e de convivência com o Semiárido.

Hoje (22), os agricultores participarão de um painel sobre a construção coletiva do conhecimento. A tarde será voltada para reflexão sobre o trabalho dos agricultores e a relação com as políticas públicas voltadas para o Semiárido.

O 1º Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido segue até o dia 23, encerrando com a Feira de Saberes e Sabores do Semiárido.

Colaboração de Fernanda Cruz, da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), para o EcoDebate, 22/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.