EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Desertificação ameaça pelo menos cem países

desertificação

ONU adverte para efeitos da desertificação – Fenômeno ocorre mais intensamente por conta do aquecimento global, diz diretor de programa para o meio ambiente. Vitimas podem chegar a 1 bilhão

A desertificação e a degradação dos solos ameaçam cerca de um bilhão de pessoas em mais de cem países, advertiu hoje o Programa das Nações Unidas Ambiente (PNUMA).

Por ocasião do “Dia Mundial da Desertificação”, o diretor executivo da agência, Achim Steiner, disse que as mudanças climáticas têm agravado o aumento do fenômeno.

Neste sentido, ele instou governos a chegar a um acordo na próxima reunião sobre o assunto a ser realizada em Copenhague, no final do ano.

Por sua parte, Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse que a desertificação e a seca estão ameaçando a estabilidade de de países e da comunidade internacional.

Ele argumentou que o atual padrão mundial de produção e consumo são insustentáveis e levarão a outras crises alimentares, como no ano passado.

Ele ressaltou que a agricultura e a pecuária consomem 70% dos recursos de água doce e causam 80% do desmatamento.

Ban acrescentou que, como muitas vezes acontece, os pobres serão os primeiros a sofrer as consequências e os últimos a se recuperar.

[EcoDebate, 18/06/2009, com informações em espanhol do Boletim ONU-Brasil nº 441]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “Desertificação ameaça pelo menos cem países

  • Missao Tanizaki

    A HUMANIDADE vem se preocupando com as questões do Meio Ambiente e a Biodiversidade, nisso incluem a Água que vem se tornando uma questão preocupante e já afeta expressivamente, por escassez e/ou poluentes, a maioria dos países do Planeta Terra.

    Todos os países do Planeta precisam rever seus Modelos de Produção Industrial de Bens de Consumo, onde se inclui a Produção Agropecuária e inclusive a Pesca – tudo isso ocorre nos continentes, mas como fica a situação dos Mares / Oceanos que é três vezes maior que as Áreas Continentais e que já vem apresentando sinais concretos de sua destruição com o aumento expressivo das suas Zonas Mortas ???????.

    Precisamos cuidar das Fontes de Água Potável nos continetes, mas não podemos esquecer dos problemas dos Mares / Oceanos – se não cuidarmos dos Mares / Oceanos a Catástrofe é CERTA e poderá se tornar IRREVERSÍVEL. Os RESÍDUOS das Indústrias de Bens de Consumo, onde se inclui os RESÍDUOS da Produção Agropecuária que tem como destino final os Mares / Oceanos.

    No meu entendimento podemos / devemos fazer uso do AGUAPÉ, pois ele, além de apresentar alta produtividade, tem grande potencial para remover e/ou diminuir drasticamente os POLUENTES gerados pela Humanidade que vem afetando o Meio Ambiente e a Biodiversidade de todo o Planeta Terra.

    O Mundo pode / deve empenhar esforços para a Implementação de Milhões de Micro e Pequenas Barragens SUSTENTÁVEIS para garantir Água Potável a todos os POVOS do nosso Planeta Terra, através da Produção SUSTENTÁVEL de AGUAPÉ, em Grande ESCALA, que poderá garantir a Produção de toda BIOMASSA de que o Mundo necessita para estabelecer O Desenvolvimento SOCIAL e Econômico, de FATO, SUSTENTÁVEL, da maiorias dos Países Pobres e os em Desenvolvimento, substituindo praticamente toda Produção Mundial do PETRÓLEO, O PRINCIPAL causador das POLUIÇÕES e do Aquecimento Global.

    O AGUAPÉ pode / deve ser empregado para Produção de Biomassa, em Grande ESCALA que por sua vez poderá ser empregada como Matéria Prima para produção de Bio-Fertilizantes que permitirá a ampliação da Produção de Alimentos Orgânicos que são muito mais SAUDÁVEIS que os tradicionais, reduzindo drasticamente a utilização dos Produtos Químicos Responsáveis pela Poluição de grande parte das Águas dos Rios que descarregam sobre os Mares / Oceanos e vai promovendo o aumento das suas Extensas Áreas Mortas.

    Da Produção do Bio-Fertilizante, através do AGUAPÉ, produz-se, também, o Bio-Gás, como um subproduto que pode ser empregado de diversas formas. O AGUAPÉ, pode, também, ser utilizado para a Formulação de Ração Animal por apresentar uma excelente composição química (próxima à do Farelo de Soja), como pode ser empregado para produzir todos os Derivados do Petróleo, mas para isso requer aprimoramentos de uma série de Tecnologias já existentes.

    A Produção do AGUAPÉ, conduzido de forma SUSTENTÁVEL, poderá contribuir expressivamente para atender a Demanda Mundial da Alimentação Animal, através da Formulações de Rações Apropriadas, reduzindo significativamente as Áreas de Pastagens, e as Áreas da Monocultura da Soja, Milho, Cana de Açúcar e de outros Produtos Vegetais, dando-se a oportunidade ao Meio Ambiente e a Biodiversidade de se autorecuperar e promover a reversão acelerada dos Processos das Mudanças Climáticas.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (com problemas, pretendo Excluí-lo)
    missao.tanizaki@ada.com.br (NOVO, em TESTE)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (NOVO, em TESTE)

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.