EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Crise da água poderá ser dramática, revela estudo da ONU

escassez de água

Há uma real ameaça de crise planetária dos recursos de água. Se nada for feito, o desenvolvimento humano e econômico e a estabilidade política de muitas regiões do mundo estarão em perigo. Esta é, em resumo, a mensagem da ONU, que publica neste dia 12 de março o terceiro relatório mundial sobre os recursos de água, a apenas alguns dias do Fórum Mundial da Água, que deverá reunir cerca de 15.000 pessoas em Istambul (Turquia), a partir do dia 16 de março.

Segue a reportagem de Gaëlle Dupont e publicada no jornal francês Le Monde, 11-03-2009. A tradução é do Cepat.

Sob a égide da Unesco, 27 agências da ONU trabalharam nesse documento, publicado a cada três anos sempre antes de cada Fórum. Pela primeira vez, o tom é alarmante. “Apesar do caráter vital da água, o setor sofre de uma falta crônica de interesse político, de uma má gestão, e de falta de investimentos”, afirma Koïchiro Matssura, diretor da Unesco, no preâmbulo ao texto. “É preciso agir com urgência para evitar uma crise global”.

Demografia. O crescimento da população mundial, de 80 milhões de pessoas por ano, aumenta as necessidades em água em 64 bilhões de metros cúbicos a cada ano. Fator agravante: esse crescimento é concentrado nas cidades, cujo fornecimento será um dos maiores desafios no futuro.

Usos. A parte da água potável no consumo doméstico ainda continua baixa. As exigências são maiores para a agricultura, para a produção de energia e para o desenvolvimento econômico. Na questão agrícola, a evolução dos hábitos alimentares pesa fortemente. “O crescimento econômico nos países emergentes leva ao aparecimento de uma classe média consumidora de leite, pão e carne”, destaca o texto. A produção de um quilo de trigo necessita entre 400 e 2.000 litros de água, de acordo com as regiões, ao passo que um quilo de carne necessita entre 1.000 e 20.000 litros.

Indústria. A energia é o segundo setor que mais utiliza água. A luta contra as emissões de gás de efeito estufa estimula o desenvolvimento da hidroeletricidade, que representa hoje 20% da produção elétrica mundial, e os agrocombustíveis. Ora, são necessários 2.500 litros de água para a produção de um litro de combustível “verde”. Um recurso abundante é também indispensável para o resfriamento das centrais térmicas e nucleares. As empresas, em particular nos setores têxtil, eletrônico, agroalimentar, mineiro e metalúrgico, também têm necessidade de grandes quantidades de água para funcionar.

Mudança climática. Ao mesmo tempo, os regimes hidrológicos são desregulados pelo aquecimento global. Os modelos climáticos concordam em prever secas mais longas e inundações mais frequentes. Nas regiões alimentadas por glaciares ou neves, o degelo é mais precoce, disponibilizando a água na primavera e não no verão, quando há maior necessidade.

Ecossistemas degradados. Múltiplas facetas da crise da água são visíveis. Os conflitos entre usuários, as tensões entre países se multiplicam. Os ecossistemas, super-explorados, se degradam. “Em algumas regiões, a redução dos estoques e a poluição atingiram um ponto de não retorno”, afirmam os autores do relatório. Alguns grandes rios, como o Colorado, o Nilo, ou o rio Amarelo, não correm mais ao mar. O desaparecimento das zonas úmidas, a queda dos lençóis freáticos subterrâneos, a poluição pelos dejetos industriais, agrícolas ou urbanos, a proliferação de algas nocivas, não têm somente graves consequências para a biodiversidade, mas elas hipotecam a capacidade dos ecossistemas em fornecer uma água potável às gerações futuras.

Impacto econômico. As secas na Austrália, China, Califórnia, implicam uma limitação da produção agrícola e perdas econômicas. No Quênia, o impacto combinado das secas e das inundações ocorridas entre 1977 e 2000 foi avaliado em 4,8 bilhões de dólares, ou seja, 16% do Produto Interno Bruto (PIB).

Saúde. A crise da água tem consequências sanitárias dramáticas. Nos países em desenvolvimento, 80% das doenças estão ligadas à água. Elas causam 1,7 milhão de mortes por ano. A ausência do acesso a uma água potável de qualidade e, sobretudo, a falta de infra-estrutura de saneamento, estão em xeque. A epidemia do cólera no Zimbábue, que causou mais de 4.000 mortes desde agosto de 2008, dada a ruína da infra-estrutura hídrica do país, é um caso ilustrativo.

Desafio político. “Após décadas de falta de ação, os problemas são enormes e se agravarão caso não forem atacados”, afirma o texto. “Mas se os desafios são grandes, não são insuperáveis”. O primeiro imperativo é parar de pensar o recurso como inesgotável, e refundar uma gestão até aqui “não sustentável e desigual”. É preciso “utilizar melhores o que temos”.

O déficit de financiamento das infra-estruturas (de fornecimento, saneamento ou estocagem) foi considerado durante muito tempo como o principal obstáculo. “Os recursos consagrados à água são minúsculos comparados às somas investidas na luta contra as emissões de gás de efeito estufa ou a crise financeira”, constatam os autores. Segundo eles, “um equilíbrio melhor” deverá ser encontrado entre a luta contra a mudança climática e a adaptação aos seus efeitos.

Entretanto, o que mais faz falta é a tomada de consciência política. “A água deverá estar no centro das políticas agrícolas, energéticas, de saúde, de infra-estruturas, de educação”, afirma Olcay Unver, coordenador do relatório. “Os gestores da água estão convencidos, mas não são eles que tomam as decisões. São os chefes de Estado e de governo que devem se inteirar do assunto”.

(Ecodebate, 13/03/2009) publicado pelo IHU On-line, 12/03/2009 [IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “Crise da água poderá ser dramática, revela estudo da ONU

  • Missao Tanizaki

    Todo Ser Humano tem que se CONSCIENTIZAR que a ÁGUA é IMPRESCINDÍVEL para Preservação da Vida Humana, como de toda a Biodiversidade do Planeta TERRA.

    Com as Mudanças Climáticas a grande maioria dos Pesquisadores de todos os países do mundo estão Desenvolvendo Pesquisas basicamente em busca de RECURSOS NATURAIS que possam ser utilizados na Produção de Biocombustíveis – todos eles estão correndo atrás de FAMA ou algo semelhante, esquecendo que tem outros aspectos mais importante, como é o caso da ÁGUA citada no trabalho.

    A ALGA está sendo pesquisado por muitos especialistas de muitos países, pois acreditam que é o mais PROMISSOR RECURSO NATURAL, mas ainda vai levar um bom tempo para se tornar apenas uma Solução PARCIAL como SUBSTITUDO do PETRÓLEO.

    O AGUAPÉ tem POTENCIAL e é a Melhor, mais Rápida Solução para Produção de BIOMASSA capaz de substituir toda utilização do PETRÓLEO & DERIVADOS, além disso pode LIMPAR os POLUENTES que afetam as ÁGUAS, inclusive pode FREAR ou mesmo REVERTER o aumento de ÁREAS MORTAS dos MARES / OCEANOS.

    Os nossos Governantes e Parlamentares podem fomentar Implementação de muitos Milhares de Pequenas Represas, onde poderão instalar Pequenas Hidrelétricas, como podem ser utilizadas para Produção de AGUAPÉ que será muito útil como fonte de BIOMASSA, como, também, para a despoluição das ÁGUAS, além de contribuir muito para Recuperação / Preservação Local do Meio Ambiente e a Biodiversidade.

    Você pode ajudar a Sociedade Brasileira, dando as suas contribuições para criar e / ou fundar a ANPIA – Associação Nacional dos Profissionais Interessados pela AGUAPÉ

    O AGUAPÉ poderá abrir Uma Fantástica Porta para VOCÊ, Pesquisador ÉTICO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (New)
    Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Sala 346-B, Brasíla/DF

    TUDO POR UM BRASIL / MUNDO MELHOR

Fechado para comentários.