5o Fórum mundial da água discute as preocupações do planeta

seca
Mais de dez mil pessoas devem comparecer à Conferência de Istambul que destaca as questões globais sobre a água.

Chicago – O 5° Fórum mundial da água, o maior evento mundial relacionado com a questão da água, vai acontecer em Istambul, Turquia, entre 16 e 22 de março de 2009, para levar a crise da água em todo o mundo para a agenda internacional. Realizado a cada três anos, o Fórum reúne participantes de todos os lugares em busca de soluções sustentáveis para os desafios mundiais da água. Com mais de três mil organizações participantes e mais de dez mil visitantes, o Fórum desse ano vai incluir chefes de estado internacionais, representantes das Nações Unidas, ministros, parlamentares, autoridades locais e outros agentes governamentais, além de profissionais do setor, ativistas e outras partes interessadas. Durante o Fórum será divulgado o Relatório sobre desenvolvimento mundial da água, das Nações Unidas, com análises sobre os recursos de água doce.

De acordo com o Programa ambiental das Nações Unidas, dois terços do planeta enfrentarão condições de tensão com relação à água em 2025, se os padrões de consumo atual continuarem. A principal meta do 5 Fórum Mundial da água de Istambul em 2009 é motivar ações que melhorem a gestão dos recursos hídricos em todo o mundo, disse o Prof. Dr. Oktay Tabasaran, secretário geral do Fórum. Isso só pode ser feito com a conscientização da importância das questões relativas à água. No entanto, a conscientização global precisa ser seguida por ações, tais como formulação de leis e financiamento, que são promovidas através do Fórum.

Nesse ano, através da Iniciativa fórum verde, o Fórum mundial da água plantará uma árvore para cada participante. Adicionalmente, o Consenso da água de Istambul identificou as cidades pioneiras unidas num compromisso para a gestão dos recursos hídricos urbanos diante das mudanças globais. Entre essas cidades estão Brisbane, Austrália; Stuttgart, Alemanha; Viena, Áustria; Paris e Estrasburgo, França; Roterdam, Países Baixos; Buenos Aires, Argentina; Lausanne, Suíça e Istambul, Turquia.

A Turquia oferece um ambiente único para o Fórum deste ano em razão da sua posição geográfica como encruzilhada entre continentes, regiões, culturas e civilizações, em sintonia com o tema do Fórum: Superando os divisores de água.

Fórum mundial da água – O Fórum mundial da água é o local de encontro internacional para compartilhamento de soluções concretas para as questões da água. | Site: www.worldwaterforum5.org | Por: Business Wire/AE

* Do Portal Fator Brasil, 24/02/2009 – 14:48

** Enviado por Edinilson Takara, leitor e colaborador do EcoDebate.

[EcoDebate, 25/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Top