EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Seminário organizado pela UFPR analisa a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes em Santa Catarina

Pomerode(SC)- Foto enviada por leitores da região afetada pelas chuvas Foto: Divulgação/ABr
Pomerode(SC)- Foto enviada por leitores da região afetada pelas chuvas Foto: Divulgação/ABr

“Está na hora de reconstruir”. Esse é o tema de um seminário que irá reunir pesquisadores, engenheiros e administradores de todo País em Itajaí, Santa Catarina, dias 18 e 19 de fevereiro. Organizado pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas e Universidade Federal do Paraná, tem a finalidade de levar conhecimentos e técnicas para recuperar as cidades mais atingidas pelas enchentes e evitar novas tragédias, como a que ocorreu em novembro de 2008, quando mais de 100 pessoas morreram soterradas por desmoronamentos de terra e outras milhares perderam as casas.

Três meses depois de um dos maiores desastres ambientais já registrados no Brasil, ainda há muito para ser reconstruído nas cidades mais atingidas, como Blumenau, Itajaí e Ilhota, entre muitas outras regiões, explica o professor Maurício Balensiefer, coordenador do seminário.

”Queremos levar às autoridades catarinenses, contribuições para que o governo e a comunidade possam implantar. Além de medidas corretivas, vamos analisar as técnicas preventivas”, segundo o professor da UFPR e presidente da Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas no site: www.sobrade.com.br

SISTEMA DE ALERTA – Além de uma avaliação sobre as causas e efeitos da tragédia, o assunto que deverá chamar a atenção é a criação de um Sistema de Alerta de Deslizamentos que será apresentado pelo doutor formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernando Ortigão. O pesquisador vai mostrar como funciona a tecnologia existente no Rio de Janeiro e na China, em Hong Kong. Os equipamentos controlados por um sistema de previsão meteorológica emitem avisos que vão ao risco moderado ao grave, alertando a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Governos a tomar decisões de desocupação.

O sistema é baseado numa série de ferramentas que incluem um programa de gerenciamento de riscos, mas o sucesso depende de políticas públicas, como o estabelecimento de critérios para a construção perto de encostas, por exemplo. De acordo com Ortigão, a população também precisa ser educada para colaborar, porque em casos de alerta é necessário a desocupação das áreas críticas.

MINICURSOS – O Seminário prevê palestras também sobre Técnicas de bioengenharia para evitar deslizamentos, assoreamento e diversas pesquisas sobre o assunto, haverá três minicursos, um sobre Estabilização de Taludes, outro sobre Técnicas para contenção de processos erosivos, e recuperação de ecossistemas aquáticos degradados.

LOCAL – O Seminário será realizado na Universidade do Vale do Itajaí, Rua Uruguai, 458, no centro de Itajaí. Todas as informações sobre o evento estão no site: www.sobrade.com.br. Contatos podem ser feitos pelo e-mail:sobrade@sobrade.com.br ou pelos telefones – (41)3360-4256 e 3360- 4255.

* Nota enviada pelo Prof. Mauricio Balensiefer/UFPR

[EcoDebate, 04/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.