EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) lança cartilha sobre o Fomento Florestal

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) do estado do Espírito Santo, Brasil, publicou, com o apoio do Movimento Mundial pelas Florestas (WRM), uma cartilha chamada “Um Alerta sobre o Fomento Florestal: experiências e alternativas”.

O programa de Fomento Florestal – o plantio de eucalipto por agricultores – foi criado em 1990 pela Aracruz Celulose, como estratégia para ampliar as plantações de eucalipto sem precisar comprar mais terras, o que era proibido para ela naquele momento. Hoje, a Aracruz chama o programa de Produtor Florestal e o mesmo conta com cerca de 4 mil contratos de fomento em 96 mil hectares no estado do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No Espírito Santo, vários agricultores, pequenos e grandes, já experimentaram o plantio de eucalipto a partir das promessas feitas pela Aracruz de que este seria uma boa opção para eles. Por isso, o MPA achou importante ouvir alguns camponeses que já produziram eucalipto pelo fomento, e aprender com suas experiências.

A cartilha analisa o contrato que o fomentado assina e suas múltiplas obrigações e aponta os principais problemas enfrentados pelos camponeses. Também mostra que existem boas alternativas ao plantio de eucalipto. Estas alternativas são econômica, social e ambientalmente mais viáveis para o camponês do que o plantio de eucalipto que atende, em primeiro lugar, à Aracruz Celulose. A cartilha mostra que, para a empresa, o fomento florestal é uma alternativa atrativa porque permite que ela terceirize essa atividade e consiga se inserir em regiões de elevada altitude onde dificilmente compraria terras, pois as suas máquinas de corte só funcionam em terras planas.

A cartilha faz uma comparação entre o retorno econômico e sócio-ambiental do plantio de eucalipto com o plantio de milho e feijão, culturas alimentares básicas para as famílias camponesas e brasileiras. Demonstra que, em vez de investir na monocultura de eucalipto, é mais interessante para o camponês investir no plantio de alimentos e diversificar a propriedade, inclusive pelo reflorestamento com diversas espécies nativas.

Com esta cartilha, o MPA quer incentivar o debate sobre o fomento entre a população camponesa, sobretudo na região serrana do estado do Espírito Santo, onde essa prática tem se expandido assustadoramente nos últimos anos, ocupando propriedades inteiras onde antes eram produzidos alimentos, de forma diversificada, e onde viviam famílias de camponeses. A cartilha é considerada um instrumento importante de formação para tentar reverter este processo, mantendo as famílias no campo produzindo alimentos para a população.

A cartilha pode ser acessada no http://www.wrm.org.uy/paises/Brasil/Fomento_Florestal.pdf

Winnie Overbeek, Rede alerta contra o deserto verde

Boletim número 138 do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais
http://www.wrm.org.uy/boletim/137/opiniao.html
Boletim Mensal do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais
Este boletim também está disponível em francês, espanhol e inglês
Editor: Ricardo Carrere

Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais
Maldonado 1858 – 11200 Montevideo – Uruguay
tel: 598 2 413 2989 / fax: 598 2 410 0985
wrm@wrm.org.uy
http://www.wrm.org.uy

Enviado pelo Fórum Carajás

[EcoDebate, 04/02/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.