Fritura radical… artigo de Nelson Tembra

Avatar de Nelson Tembra
Avatar de Nelson Tembra

[EcoDebate] De acordo com o Repórter 70 do último dia 26, estaria faltando sobriedade ao chefe do IBAMA em Parauapebas (PA), por este ter declarado, durante o Fórum Social Carajás, que ‘a privatização da Vale foi uma derrota para quem acredita na soberania nacional’.

O redator termina a nota afirmando que Drummond ‘é uma pedra no meio do caminho da moderação e do conhecimento’. Coitado, fritaram o rapaz! Discordo, parcialmente, da opinião de O Liberal.

Não podemos negar que, a Vale como empresa privada, deve ter deixado de ser cabide de empregos e ganhou eficiência. Para falar a verdade, por estranho que possa parecer, não sou favorável à sua re-estatização, pois o governo é sabidamente lerdo, ineficiente, além de outros defeitos mais graves.

Só acho que o governo deveria fazer valer melhor a vasta legislação vigente, que houvesse menos subserviência e omissão dos entes públicos em relação a grandes grupos econômicos, que o flagelo da corrupção fosse banido da face da Terra, que o governo soubesse exigir corretamente justas compensações pelos impactos de cada projeto para depois não ter que correr atrás ‘com o pires na mão’ parecendo que está pedindo favor ou que conseguiu algo extraordinário, que houvesse uma reformulação no código tributário de mineração e no sistema de cálculo do ilusório PIB brasileiro, que os milhões de dólares gastos em publicidade (grupos de comunicação adoram) para vender uma imagem ecologicamente correta fossem gastos em ações concretas e efetivas, em vez de propagandas tipo lavagem verde, e que a notícia fosse diferente de crônica, publicada sem a emissão de opiniões pessoais…

Nelson Batista Tembra, Engenheiro Agrônomo, Consultor Ambiental e Pesquisador Independente, com 28 de experiência profissional, é colaborador e articulista do EcoDebate.

[EcoDebate, 28/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Top