EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Microalgas: novas perspectivas para os biocombustíveis

Com uma produtividade em óleo pelo menos seis vezes maior que a oleaginosa mais produtiva, e com colheita o ano inteiro, as microalgas trazem novas perspectivas para a produção de biocombustíveis. O tema será apresentado ao público pela química Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira, no próximo seminário do ciclo “Terças Tecnológicas”, no dia 21 de outubro, às 14h30, no auditório do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Doutora em ciências biológicas e tecnologista da área de Energia, a palestrante liderou no INT o primeiro estudo publicado sobre o tema no Brasil. Além da alta produtividade em biomassa, que ganhou impulso com o sistema de agitação patenteado pelo INT em parceria com a Fundação Mokiti Okada (com patente depositada em 2005), o seminário Microalga como matéria-prima para produção de biocombustíveis mostrará ao público outro fator positivo desta cultura: seu aspecto ecológico e de sustentabilidade, pois permite o aproveitamento do dióxido de carbono ((CO2) residual proveniente de uma grande variedade de indústrias.

Os estudos, que envolvem também a participação das empresas Pecten Aqüicultura e Meio Ambiente e, recentemente, a Bahia Pesca (vinculada ao governo estadual da Bahia), apresentam ainda, formas de agregar valor à produção, através da utilização do resíduo da extração do óleo da biomassa das microalgas para a produção de ração, metano e fármacos.

O evento “Terças Tecnológicas” é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos como este, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo do INT com este ciclo é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para sociedade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página www.int.gov.br até às 12h do dia 20 de outubro, dando direito a certificado de participação.

Serviço:
Terças Tecnológicas
Tema: Microalga como matéria-prima para produção de biocombustíveis
Data: 21 de outubro
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 – Praça Mauá – Rio de Janeiro)
Palestrante: Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira (Divisão de Energia/INT)
Inscrições gratuitas: http://www.int.gov.br/3tecno

Enviado por Cirlene Magalhães, Divisão de Comunicação, Instituto Nacional de Tecnologia – INT/MCT

[EcoDebate, 16/10/2008]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.