EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Frei Cappio recebe prêmio por luta em defesa do Velho Chico


Bispo brasileiro é reconhecido por sua luta em defesa do rio São Francisco, e comunidades que dependem dele, através do Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional 2008

Frei Luiz Flavio Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), receberá o Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional 2008 (2008 Pax Christi International Peace Award). O bispo brasileiro foi escolhido para receber o prêmio por suas ações a favor do rio São Francisco, bem como das pessoas que dependem dele para viver.

A Pax Christi é um movimento católico internacional para a Paz, fundado na França em 1945, com mais de 100 organizações-membro ativas em todo o mundo. A Comissão Pastoral da Terra (CPT) integra a organização e será responsável pela entrega do prêmio ao frei Luiz Cappio. A cerimônia ainda não tem data marcada, mas poderá ser feita aqui no Brasil, como forma de aproximação às ações de Dom Cappio.

O bispo ficou conhecido mundialmente após realizar um jejum de 24 dias em protesto contra a transposição do rio São Francisco. Sua manifestação chamou a atenção de movimentos sociais, personalidades públicas e do governo brasileiro aos prejuízos que o projeto trará às comunidades riberinhas e à biodiversidade da região cortada pelo rio.

Da Agência Brasil de Fato

[EcoDebate, 15/08/2008]

One thought on “Frei Cappio recebe prêmio por luta em defesa do Velho Chico

  • Márcia Benevides Leal

    Realmente é muito interessante está governamental de prometer progresso com obras que devastam o país. Isto tem sido uma norma. Se prestarmos bem atenção veremos que em pouco tempo estaremos sem água próximas anos e para traze-la mãos perto de nossas casas seremos bastante onerados. Temos as águas da Amazônia indo para o Atlântico, No Nordeste sabemos que todo é sanzonal. O Rio São Francisco está combalido e seu estuário bastante comprometido, navegabilidade é uma piada. As águas do Pantanal obedecem mais um sistema de alagamento e evaporação e não distribui água pelo país, apesar de em certas épocas ter toda sua área alagada. Os rios do sul na maioria das vezes são contribuintes da bacia do Prata. Então ao que parece não olha para este detalhe de nossos recursos hídricos. Retificaram o Rio Guandu no Rio de Janeiro m depois foi preciso trazer água do Rio Paraíba do Sul. Realmente é um descontrole muito grande neste país. Mas, de quantos como o Frei Cappio precisaríamos para resolver isto?

Fechado para comentários.