EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo afirma que as mudanças climáticas custarão bilhões de dólares aos EUA


As alterações climáticas custarão bilhões de dólares aos EUA, diz uma nova série de relatórios do Centro de Integrado de Pesquisa Ambiental (Center for Integrative Environmental Research – CIER) da Universidade de Maryland. Os pesquisadores concluíram que as despesas já começaram a acumular e são crescentes.

Ao combinar os dados existentes com novas análises, os oito estudos avaliam o impacto econômico das alterações climáticas sobre o Colorado, Geórgia, Kansas, Illinois, Michigan, Nevada, Nova Jersey e Ohio. Estudos adicionais sobre outros estados estão em andamento. Por Henrique Cortez, do Ecodebate.

“Nós não temos uma bola de cristal e não podemos prever linhas específicas, mas a tendência é muito clara para esses oito estados e à nação como um todo: as alterações climáticas vão custar bilhões, em longo prazo e a linha inferior será vermelha”, diz Matthias Ruth, que coordenou a investigação e dirige o Centro de Investigação Ambiental da Universidade de Maryland. “Inércia ou atraso nas medidas a serem tomadas tornarão a situação ainda mais crítica.”

No ano passado, Ruth realizou uma análise semelhante em nível nacional e concluiu que o custo econômico total das alterações climáticas nos Estados Unidos será importante e afetará todas as regiões, embora o custo permaneça desconhecido, não planejado e, para grande parte da população, oculta no debate público.

“Estes novos estudos podem ajudar a sublinhar a dimensão dos danos já existentes em diversas partes do país”, acrescenta Ruth. “Esperamos que os dados e as tendências estaduais e locais ajudem os políticos tomadores de decisão a planejar as alterações adicionais à frente.”

Os oito novos estudos serão apresentados na Conferência Nacional de Legisladores Estaduais (NCSL), em Nova Orleans.

Os números:

Colorado: Mais de US $ 1 bilhão em perdas, com impactos sobre o turismo, a silvicultura, os recursos hídricos e a saúde humana, a partir de um clima mais quente.

Geórgia: vários milhões de dólares de perdas previsíveis pela elevação do nível dos mares, ao longo da costa Geórgia.

Kansas: Perdas superiores a US $ 1 bilhão, a partir de impacto sobre a agricultura pela elevação das temperaturas médias e pela redução potencial do abastecimento de água em grande parte do estado.

Illinois: Bilhões de dólares em perdas de impacto sobre o transporte marítimo, do comércio e dos recursos hídricos. Temperaturas mais quentes e mais baixos níveis da água em grande parte do estado.

Michigan: Bilhões de dólares em perdas de impacto sobre o transporte marítimo, do comércio e dos recursos hídricos. Temperaturas mais quentes e mais baixos níveis da água em grande parte do estado.

Nevada: Bilhões de dólares em prejuízos a partir de um clima muito seco e de crescente pressão sobre os escassos recursos hídricos. Redução da disponibilidade hídrica podem afetar o turismo, o mercado imobiliário, o desenvolvimento e a saúde humana. Muitos estados ocidentais vão enfrentar desafios semelhantes.

New Jersey: Bilhões de dólares em prejuízos, em razão da elevação do nível do mar e do impacto sobre o turismo, transportes, mercado imobiliário e da saúde humana.

Ohio: Bilhões de dólares de prejuízos em razão de temperaturas mais quentes e mais baixo nível das águas e o conseqüente impacto sobre o transporte marítimo e o abastecimento de água.

Os relatórios completos (8) estão disponíveis on-line: http://cier.umd.edu/climateadaptation/ ou http://www.ncsl.org/programs/press/pr0708CostofClimate.htm

Lições para Estados

“Já existem custos consideráveis para a sociedade, associados à infra-estruturas, práticas agrícolas e silvícolas, utilização dos solos, transporte e consumo. Estes custos poderão aumentar com as alterações climáticas, que se aceleram ao longo do século.”

“Os efeitos das alterações climáticas não devem ser considerados. Os custos econômicos previsíveis das alterações climáticas variam significativamente de estado para estado, mas os impactos negativos (regional, nacional e global) afetam todos os estados e muitos setores da economia.

“Enquanto alguns dos benefícios resultantes das alterações climáticas poderão beneficiar algumas atividades agrícolas individuais ou de empresas, o custo dos impactos adversos do clima, tipicamente, são suportados pela sociedade como um todo. Estes custos para a sociedade não serão distribuídos uniformemente, mas serão mais severos para a maioria das pequenas empresas e proprietários agrícolas, os idosos e os grupos socialmente marginalizados”.

“O custo da inércia é persistente e duradoura. Prestações de mudança climática podem ser breves e fugazes – por exemplo, o clima não acaba mudando uma vez beneficiou de uma fazenda temporariamente melhorou crescente condições. Em contrapartida, os custos da inação são susceptíveis de estadia e de aumento.”

“Se há um único fator decisivo em todo este processo de investigação, é que protelar a ação, em matéria de alterações climáticas, acarreta um custo significativo”, afirma Ruth. “Estado, líderes locais e nacionais vão poupar dinheiro em longo prazo, adotando uma atitude pró-ativa”.

[EcoDebate, 30/07/2008]