EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ataque criminoso tira do ar EcoAgência

Devido à ação de “hackers”, a Ecoagencia Solidária de Notícias Ambientais – www.ecoagencia.com.br – foi tirada do ar ontem, 10 de junho, à tarde.

Criada e mantida pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), desde o dia 10 de maio a EcoAgencia vem sofrendo ataques quase diários de hackers, que inserem mensagens agressivas e retiram notícias do portal.

Para o NEJ/RS, esses ataques são um atentado ao direito à informação e à liberdade de imprensa, assegurados na Constituição Federal.

Não sabemos ainda os motivos por trás disso, mas não descartamos a possibilidade de sabotagem, em função da atuação da EcoAgência na denúncia de desmandos e atentados ao meio ambiente, contrariando poderosos interesses políticos e econômicos. É, no mínimo, uma coincidência.

Neste momento, trata-se do mais grave ataque a um meio de comunicação no país e quem sai perdendo é a sociedade, numa época na qual a informação ambiental se reveste de especial importância para o Brasil e o mundo.

Além do mais, isso configura um novo tipo de crime, que nem sequer está previsto no Código Penal e para o qual nossos organismos policiais não parecem ainda devidamente preparados para enfrentar.

A entidade apela, então, às autoridades competentes, às entidades representativas dos jornalistas, dos meios de comunicação e às entidades de defesa da cidadania, para que sejam tomadas providências contra este atentado criminoso.

E que situações como esta passem a fazer parte, definitivamente, das preocupações de quem quer realmente uma sociedade livre e democrática.

Já estamos tomando providências técnicas para a solução do problema, porém, diante da sua complexidade, não há prazo para que esta situação se normalize.

A diretoria do NEJRS/EcoAgência:

Ilza Girardi – Coordenadora
Ulisses A. Nenê – Diretor de Relações Institucionais
Sílvia F. Marcuzzo – Tesoureira
Reges Schwaab – Diretor de Comunicação
Adriana Rodrigues – Secretária Geral

Contatos:
Ulisses Nenê – 51. 91152592 ulisses10@uol.com.br
Ilza Girardi – 51. 98518691 ilza.girardi@ufrgs.br

————————————————
EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais
Núcleo de Ecojornalistas do RS
ecoagencia@ecoagencia.com.br
www.ecoagencia.com.br
Porto Alegre, RS Brasil

Nota enviada pelo Movimento Ambiental Os Verdes Tapes/RS

Nota do EcoDebate

Não apenas nos solidarizamos com os Companheiros da EcoAgência como, também, podemos compreender perfeitamente o que é ser atacado por um hacker, no papel de terrorista virtual.

Em 2007 fomos três vezes atacados, causando sérios danos em nosso banco de dados e sistema de suporte. O último ato de vandalismo foi em 26/09/2007, o mais severo de todos, que nos obrigou a redesenhar os sistemas e todas as funcionalidades do EcoDebate.

Estes ataques não são gratuitos, nem uma descontraida forma de diversão de um nerd desocupado.

Os ataques, assim como as frequentes ameaças e ofensas não são realmente dirigidas aos sítios e seus gestores, mas visam atingir a qualidade da informação e, com isto, atingir aos interesses dos leitores. São ações efetivadas com o objetivo de calar e sabotar a socialização da informação e a defesa dos interesses da sociedade.

No entanto, são ações desesperadas e inúteis porque, de uma forma ou de outra, a informação circulará e a sociedade será adequadamente informada.

Aos nossos companheiros reitero nossa solidariedade e apoio.

Um abraço fraterno e na luta,

Henrique Cortez
coordenador do EcoDebate