EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Assentamento Sepé Tiaraju, em Campos Novos, SC, faz opção por produção agroecológica

Produção orgânica no Assentamento Sepé Tiaraju
Produção orgânica no Assentamento Sepé Tiaraju

Desde sua criação pelo Incra/SC em 1999, os agricultores assentados no projeto de assentamento Sepé Tiaraju, em Campos Novos, optaram por trabalhar sua produção de uma forma alternativa à exploração tradicional. Desse modo, o assentamento, que é trabalhado de forma coletiva, está realizando experiências e propostas de agricultura orgânica e também formas não-convencionais de pecuária. Um bom exemplo é o cultivo de hortaliças, totalmente agroecológico e que hoje é comercializado semanalmente em uma feira da cidade.

Para a produção orgânica os assentados mantêm, entre outras coisas, uma produção própria de sementes das hortaliças, garantindo a auto-sustentabilidade da produção, além dos biofertilizantes utilizados nas hortas. “Quando estávamos iniciando as discussões sobre a produção no assentamento, chegamos a conclusão de que não tínhamos condições de sobreviver por meio da lavoura tradicional. Além disso, optamos por um modelo que aboliu o veneno e a depredação do meio ambiente, pensando sempre no bem-estar do ser humano”, ressalta a assentada, Zenilde Bonetti.

Além das hortaliças, a produção de grãos, especialmente feijão e milho é também feita de forma agroecológica. Para tanto é mantido um banco de sementes crioulas, que inclusive são multiplicadas e repassadas para outros agricultores assentados no estado.

Fruticultura e preservação

A fruticultura é outra atividade explorada nesse modelo, sendo que no assentamento foram plantados mais de mil pés de goiaba, pêssego e ameixa.

Outro ponto que demonstra o respeito ao meio ambiente pelos assentados, é que o Sepé mantém todas as Áreas de Preservação Permanente (APP) intocadas e possui a Reserva Legal averbada em cartório. “Com a preservação das matas percebemos o retorno de animais como veados, tatus e lebres que antes praticamente não existiam, especialmente pelo fatos de não ter mais mata nativa e as lavouras com veneno afugentarem os animais”, afirma Zenilde.

Produção de leite

Já na criação de gado leiteiro, os assentados optaram por adotar o método Voisin, que é considerado um modo de criação mais ecológico e com maior retorno financeiro.

A tecnologia consiste em dividir a área de pastoreio em piquetes, possibilitando assim às plantas todas as condições para que possam crescer sem interrupções ou agressões, pois o gado é levado diariamente para áreas diferentes.

No Sepé uma área de pastagem perene de 23 há foi dividido é 103 piquetes, gerando sempre pasto de boa qualidade para o gado. Atualmente os assentados possuem um rebanho de 33 vacas leiteiras o que resulta em uma produção de mais de 300 litros de leite por dia.

* Informações do Incra, publicadas pelo EcoDebate, 10/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.