EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Fome já castiga mais de 1 bilhão

ONU aponta que falta de alimentos atingiu nível inédito e alerta para a queda nas doações

Além de perturbadora e cruel é uma estúpida realidade – principalmente em sete países, onde vivem 65% dos famintos: Índia, China, República Democrática do Congo, Bangladesh, Indonésia, Paquistão e Etiópia. Uma tragédia que já ameaça 1, 02 bilhão de pessoas em todo o planeta e ganha contornos ainda mais nefastos quando a ajuda alimentar atinge seu mais baixo nível em 20 anos. O alerta foi dado ontem pela norte-americana Josette Sheeran, diretora executiva do Programa Mundial de Alimentação da Organização das Nações Unidas (PMA). Reportagem de Rodrigo Craveiro, no Correio Braziliense.

Somente este ano, 87 milhões de homens, mulheres e crianças passaram a viver a fome – ainda segundo o PMA, nunca houve tanta gente no mundo nessa condição. No estudo Fome em 2009 – Uma receita para o desastre, a entidade revela que enfrenta uma grave redução orçamentária e possui apenas 30% do dinheiro necessário para alimentar 108 milhões de pessoas. Apesar de o PMA contar com US$ 6,7 bilhões para 2009, seriam necessários mais US$ 3 bilhões para cobrir o vácuo no orçamento.

Apenas alguns quilômetros separam Musimwa Namashombwa de uma realidade que muitas vezes trai a dignidade humana. Morador de Bukavu, cidade de 241 mil habitantes no leste da República Democrática do Congo (ex-Zaire), esse geólogo de 34 anos contou ao Correio que a fome impõe escolhas radicais em seu país, principalmente na região oeste. “Em algumas famílias, se o pai e dois filhos comem hoje, amanhã ficam sem se alimentar para dar lugar à mulher e às outras crianças. Não existe comida para todos”, disse, por meio de um software de videoconferência. “As organizações não governamentais quase nada podem fazer por estarem sobrecarregadas e pelo fato de a situação ser imprevisível”, acrescentou. Segundo Musimwa, os conflitos étnicos e as guerras civis produziram refugiados e fome.

Desastre

Mais a leste, às margens do Oceano Índico, cerca de 10% da população do Quênia (3,8 milhões de pessoas) precisa com urgência de assistência alimentar. “O país enfrenta uma desastrosa combinação de seca e contínua alta nos preços”, afirma o relatório do PMA. “Para driblar a fome, muitos comem raízes, pequenos insetos e, às vezes, a carne de animais encontrados mortos”, contou à reportagem o queniano Hasanain Sunderji, de 47 anos, dono de uma loja de bombas elétricas e peças para motores de veículos. “Muitos comem a carne de cães, vendida em açougues”, acrescentou. De acordo com ele, nas regiões de Ukambani (nordeste) e Samburu (norte), não chove desde 2006. “Há casos em que nossas crianças morrem sem comida.”

Em Londres, a diretora do PMA apelou para que o mundo não se esqueça de quem necessita de ajuda. Segundo Josette, Quênia, Guatemala e Bangladesh representam os maiores desafios. O relatório explica que o PMA terá de racionar os alimentos, no Quênia, já em outubro, diante do reduzido estoque. Na Guatemala, onde o governo declarou “calamidade nacional” e a desnutrição afeta quase metade das crianças, a ONU vê em risco a distribuição de suplementos para 100 mil menores e 50 gestantes e lactantes. Em Bangladesh, 1,3 milhão de mulheres e crianças desnutridas podem ficar sem comida. “Em muitos países em desenvolvimento, os pobres não podem comprar comida. Ao mesmo tempo, muitos países ricos têm cortado o financiamento à assistência alimentar. É uma receita para o desastre”, conclui o estudo do PMA.

O número
87 milhões
Total de pessoas que passaram à condição de famintas apenas neste ano, segundo o Programa Mundial de Alimentação da ONU

EcoDebate, 18/09/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.