EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Denúncia de conflito pela posse da terra na Comunidade Remanescente de Quilombo Santarém, MA

A Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão – ASSEMA denuncia publicamente, a existência de conflito armado, pelo acesso a terra na Comunidade Remanescente de Quilombo Santarém, localizada no município de São Luis Gonzaga do Maranhão/MA.

Os moradores da comunidade de Santarém vivem secularmente naquelas terras, habitadas e deixada a eles pelos seus antecessores. Nos últimos anos as famílias de Santarém vêm sofrendo constantes ameaças de particular, se intitulando proprietário das terras.

Na última sexta feira, a comunidade foi surpreendida por vários homens armados, e a mesma resistiu à ocupação, que culminou em um conflito com violência física, moral, prisões e até morte de um homem.

A ASSEMA pede a intervenção imediata da justiça e a parceria de todos os movimentos sociais comprometidos com as comunidades tradicionais e a garantia dos direitos humanos, no sentido de evitar maiores conflitos e perdas humanas.

Pedreiras, agosto de 2009

Saudações de Fibra
A diretoria

Colaboração do Fórum Carajás para o EcoDebate, 15/08/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.