EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O debate sobre os biocombustíveis é demagógico. Entrevista com Jaime Terceiro

biocombustível ou comida?

Os especialistas advertem que a crise ameaça a luta contra a mudança climática. Temem que se desviem dos esforços para a recuperação de um crescimento econômico baseado na superexploração do Planeta.

“É preciso abordar a mudança climática o quanto antes, ou as consequências serão arriscadas e caras”, vaticina Jaime Terceiro. O professor de Economia apresentou o seu livro A economia da mudança climática [ainda sem tradução para o português], que pretende transmitir algumas ideias sobre como enfrentar os problemas econômicos derivados do aquecimento global.

Segue a entrevista que Jaime Terceiro concedeu a Cristina Castro e está publicada no jornal espanhol El País, 30-03-2009. A tradução é do Cepat.

* Quais devem ser os pilares desta mudança?

É preciso romper o vínculo entre crescimento econômico e emissão de gases de efeito estufa. Para isso, é preciso taxar as indústrias fósseis e os produtos derivados, criar um mercado de emissões de carbono e subvencionar as energias não poluentes.

* Pode a crise econômica ser um obstáculo para a realização destas mudanças?

A crise financeira é transitória e seria um equívoco que por conta disso se esquecesse a gravidade da mudança climática.

* Mas você defende que os Governos empreguem entre 1% e 6% do PIB num momento em que as economias estão muito apertadas.

As Administrações estão gastando enormes somas de dinheiro para sanear os bancos quando se demonstrou que os incentivos a curto prazo não são mais que uma das causas do desastroso resultado das atividades financeiras dos últimos anos.

Como pode um desempregado aceitar este tipo de gasto?

Ninguém questiona que é preciso resolver os problemas financeiros, mas um sistema energético sustentável é igualmente necessário. O preço dos combustíveis fósseis não é real, é preciso começar a incluir o custo social, ou seja, o preço dos efeitos negativos que sua produção traz, e incentivar as energias limpas, para baratear seu custo.

Como convencer agora países como a China ou a Índia, que não contribuíram tradicionalmente para a emissão de gases, a mudarem sua política energética?

Para isso existem os mercados de carbono e a concessão de cotas. Seria preciso dar a estes países uma prorrogação, até que desenvolvam a tecnologia necessária para emitir determinada quantidade de dióxido de carbono (CO2).

* Você não concorda com as críticas que relacionam os biocombustíveis com o aumento do preço dos alimentos.

É uma relação causal espúria, defendida por agentes com interesses econômicos no meio. As empresas energéticas, porque não querem competição e as alimentares, porque se aproveitaram do aumento dos preços. Espero que o debate em torno do futuro das indústrias não fósseis não seja tão demagógico como aquele que se deu com os biocombustíveis.

* Vale a pena gastar as elevadas somas necessárias para combater um problema que não se sabe ao certo se será solucionado?

A mudança climática, que não é uma ciência exata, está cercada de incertezas, mas os créditos para investir para combatê-la são medidos nos prejuízos que evitamos no longo prazo e nos benefícios a curto prazo. Graças à pesquisa, por exemplo, podem ser obtidos benefícios em outros campos. Da pesquisa feita durante a corrida espacial resultou o velcro e muita micro-tecnologia dos telefones celulares.

(Ecodebate, 02/04/2009) publicado pelo IHU On-line, 31/03/2009 [IHU On-line é publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

One thought on “O debate sobre os biocombustíveis é demagógico. Entrevista com Jaime Terceiro

  • Samuel Ataide Silveira

    Estamos vivenciando um momento extremamente critico, sabemos a gravidade da situação, sabemos a causa, temos a consciência e o entendimento de que ao colocarmos em pratica medidas de prevenção estaremos contribuindo para o bem estar das futuras gerações.Todavia nos deparamos com o gargalo das ganâncias econômicas de alguns setores. Concordo plenamente com o pensamento do Sr.Jaime terceiro.

Fechado para comentários.