EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Rio desperdiça 30% da água tratada, diz Wagner Victer, presidente da Cedae

 

Rio desperdiça 30% da água tratada

Às vésperas da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Cnuds), que discutirá em junho temas de sustentabilidade como a proteção dos recursos hídricos, a água ainda é um bem pouco valorizado no Rio de Janeiro, estado-sede do encontro.

De cada 100 litros de água tratada, 30 litros são desperdiçados entre a captação e o destino final, na torneira dos consumidores. A estimativa é do presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), , que aponta como principais causadores de desperdício o furto de água, as perdas ao longo da rede e o erro de medição por hidrômetros antigos.

“Os dados [de perda de água] estão na ordem de 30% mas se reduziram profundamente segundo os últimos levantamentos. Nós temos hoje um combate muito forte à fraude, ao roubo e ao desvio da água”, disse Victer hoje (11), durante a abertura de uma feira de empresas de saneamento.

Segundo números da Cedae, em 2007 o índice de desperdício era mais alto, na faixa dos 50%. Entre as ações que ajudaram a melhorar a situação estão as frequentes operações contra o furto. Nos últimos cinco anos foram flagradas em todo o estado cerca de 8 mil ligações clandestinas de água. O resultado foi o pagamento de R$ 20 milhões em multas e o encaminhamento dos responsáveis às delegacias de polícia.

O perfil dos fraudadores da rede de água foi um fator que chamou a atenção da companhia, que encontrou casos de grandes empresas, indústrias, condomínios de luxo e hospitais particulares.

Reportagem de Vladimir Platonow, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 12/04/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alexa

One thought on “Rio desperdiça 30% da água tratada, diz Wagner Victer, presidente da Cedae

  • O presidente do Cedae coloca num mesmo pacote as ligações clandestinas e as perdas de água ao longo da tubulação. Embora tanto umas como outras dêm prejuízo à empresa, sob o ponto de vista ambiental têm conotações diferentes.
    O primeiro é um caso de polícia. A empresa capta água, faz o tratamento e alguém lhe subtrai o produto. Já o segundo caso, o de vazamento na rede de distribuição, é um problema de gestão e representa um consumo desnecessário de energia e de produtos químicos, que entram na conta do consumidor final.
    O lado positivo da perda por vazamento na rede é que há um fortalecimento do lençol freático, que é abastecido com água tratada.

Fechado para comentários.