EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Uma história de vitória, artigo de Rodrigo Moretti

[EcoDebate] Construímos uma sociedade onde não há lugar para ética e sonhos. O esforço do ser humano se resume em individualismo. É estranho usar um titulo de “Historia de Vitoria”, e começar narrando uma tragédia, mas a verdade é que segundo a (OMS) organização mundial da saúde, deverá acontecer até 2020, 1,53 milhão de suicídios no mundo. Este número nos assusta; mas, reflete o estilo de vida desta sociedade que busca o máximo de prazer e alegria a curto prazo, e sem nenhuma noção de futuro.

Estive recentemente envolvido em uma clinica psiquiátrica. E, lá, conheci diversas pessoas com problemas diversos. Mas, uma menina dependente química me chamou atenção. Ela relatou nos grupos de convívio que, desde criança, sempre fez tudo o que quis, sem freios e sem medidas. Claro, um reflexo da falta da presença materna e paterna na sua vida. Sem medos, sem pudores, se envolveu com drogas aos 17 anos. Da “diversão” de usuária partiu para o tráfico, contraindo uma doença crônica pelo uso do crack.

Perdeu seu emprego, pois passava dias e noites em função da droga. Contudo, a tragédia anunciada não se concretizou. Nos dias próximos ao Natal, ela resolveu contar tudo para seus pais, e pediu a sua própria internação.

Na clinica, relacionou-se com outros dependentes, estressados e depressivos. Mas, pelo que consegui entender, sua fé lhe fez acreditar que é possível viver na lucidez, e não ser mais uma nas estatísticas do alto grau de suicídio entre os jovens sem metas, pudores e sem sentido em suas vidas.

Quero terminar dizendo que existe, sim, um Deus que liberta a todos que se pré-dispõem a se afastar do mito desta sociedade que busca somente o bem-estar e o consumo, e que nos leva a crer, infelizmente, que só vale a pena viver se houver prazer.

Texto baseado na declaração de Camilla Guidi, 20 anos, enquanto ainda estava na clínica.

Rodrigo Moretti, gestor ambiental, diretor sul do Instituto Eco&Ação e-mail: rodrigomoretti_@hotmail.com

EcoDebate, 18/02/2010

Nota do EcoDebate:  sobre o consumo de crack sugerimos que leiam, ainda:

Especial: Usuários de crack se sentem escravizados pela droga; familiares podem desenvolver distúrbios psicológicos

Especial: Menores que vivem na rua estão entre as vítimas mais vulneráveis do crack

Especial: Dependentes de crack enfrentam indefinição de tratamentos e problemas no sistema de saúde

Especial: Crack avança em capitais e cidades médias brasileiras

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

2 thoughts on “Uma história de vitória, artigo de Rodrigo Moretti

  • americo canhoto

    No novo polo canavieiro da região noroeste paulista – os gatos (empreiteiros de mão de obra) que antes vendiam maconha para melhorar o desempenho dos cortadores (vale também para os catadores de laranja); hoje vendem crack – o problema é que os novos usuários são os jovens e crianças das cidadezinhas da região.
    Mais um foco de disseminação da droga que antes estava restrito ás grandes cidades.

Fechado para comentários.