EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Editorial

Eco-ceticismo, comodismo e alienação, por Henrique Cortez

[EcoDebate] Aos mais atentos não é difícil perceber que passamos por momentos difíceis e delicados, não apenas em termos ambientais como também em termos humanitários.

No entanto, não são poucos que se sentem confortáveis e seguros no papel de eco-céticos, ora negando a crise ambiental, ora ‘duvidando’ do aquecimento global e, muitas vezes, até fazendo de conta que a grave crise alimentar que assolou o planeta entre 2007 e 2008 não aconteceu e não acontece.

É fácil ser cético porque basta negar e nada mais. Quem nega nada precisa provar ou demonstrar. A simples negativa se justifica por si mesma. Simples assim.

Ao contrário, os mais de 2500 pesquisadores do IPCC e mais de 500 trabalhos científicos publicados nos últimos dois anos demonstram à exaustão os fatos comprováveis do aquecimento global e das mudanças climáticas.

A fome no mundo é um fato, amplamente demonstrado pela FAO e por outros incontáveis pesquisadores e relatórios ao redor do planeta. E a crise alimentar, iniciada em 2007, ainda se faz presente, atingindo 1 bilhão de pessoas em todo mundo ou, para quem gosta de percentuais, 15% da população mundial.

Mas, nem por isto, muitos deixam de negar a crise alimentar ou, quando muito minimiza-la. Talvez porque a fome do outro não doa em quem não a sente ou porque talvez não esteja faltando comida no supermercado da esquina. Pelo menos não para quem pode pagar.

Aos que acham que tudo isto é bobagem sugerimos que acessem as nossas tags “crise alimentar”, “aquecimento global”, “mudanças climáticas” e “pesquisa” .

As fontes de informação, descritas nas tags citadas, são mais do que suficientes para oferecer uma detalhada visão destas crises, que se agravam a cada dia. Os infográficos, ao final do texto, também podem ajudar.

Não que faça alguma diferença, porque os eco-céticos já acharam o seu ‘nicho’, na confortável opção pelo comodismo e pela alienação.

Henrique Cortez, henriquecortez{at}ecodebate.com.br
coordenador do EcoDebate.

fome no mundo

ipcc 1

ipcc2

EcoDebate, 20/10/2009

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta utilizar o formulário abaixo. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Participe do grupo Boletim diário EcoDebate
E-mail:
Visitar este grupo

Fechado para comentários.