EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança Climática: Menos precipitação significa menos diversidade de plantas

 

seca

Mudança Climática: Menos precipitação significa menos diversidade de plantas

A mudança climática pode levar a mudanças na diversidade das plantas, especialmente nas terras áridas do mundo

A água é um recurso escasso em muitos dos ecossistemas da Terra. É provável que essa escassez aumente no decorrer das mudanças climáticas. Isso, por sua vez, pode levar a um declínio considerável na diversidade de plantas.

Analisando dados experimentais de todo o mundo, cientistas do Helmholtz Center for Environmental Research (UFZ), do German Center for Integrative Biodiversity Research (iDiv) e da Martin Luther University of Halle-Wittenberg (MLU) demonstraram pela primeira vez que a biodiversidade vegetal em terras áridas é particularmente sensível a mudanças na precipitação.

Em artigo publicado na Nature Communications, a equipe alerta que isso também pode ter consequências para as pessoas que vivem nas regiões afetadas.

Helmholtz Centre for Environmental Research (UFZ)*

Como as mudanças climáticas afetarão os ecossistemas da Terra? Como a biodiversidade em diferentes regiões mudará? Essas questões importantes sobre o futuro são difíceis de responder. Para fazer isso, é importante saber como as espécies individuais e suas comunidades vão reagir às mudanças nas condições de precipitação, por exemplo.

Mas, apesar de vários experimentos científicos em todo o mundo, não temos respostas sintéticas e globais para essas perguntas. Por exemplo, os experimentos diferem muito em sua metodologia, por exemplo, se eles adicionam pequenas ou grandes quantidades de água. “Esses estudos usam métodos diferentes e estão localizados em diferentes regiões do mundo”, diz a primeira autora, Dra. Lotte Korell, bióloga da UFZ. “E esses estudos apresentam resultados contraditórios em muitos casos”. Junto com seus colegas,ela, portanto, decidiu obter uma compreensão geral dos dados coletados em todo o mundo. O foco era como um aumento ou diminuição na precipitação afeta a diversidade de plantas dos ecossistemas terrestres.

Em sua busca, ela e sua equipe encontraram 23 publicações utilizáveis, que apresentaram resultados de 72 experimentos de campo. Com esses dados, eles calcularam várias variáveis estatísticas que forneceram informações sobre a biodiversidade nos locais individuais e as relacionaram com o aumento ou diminuição da quantidade de chuva.

“No entanto, nesses experimentos, a biodiversidade depende de muitos fatores”, diz a Profa. Dra. Tiffany Knight, última autora do estudo e ecologista da UFZ, iDiv e MLU.

Por exemplo, o tamanho do experimento desempenha um papel importante. Se você se concentrar em apenas uma única parcela experimental, poderá ver efeitos dramáticos dos tratamentos sobre a biodiversidade, já que parcelas com menos água têm menos indivíduos de plantas crescendo ali e, portanto, menos espécies. No entanto, pelo menos um indivíduo de cada espécie pode ser encontrado em uma escala maior e, portanto, um efeito menor do tratamento sobre a biodiversidade. Na verdade, os pesquisadores descobriram que o aumento da secura tem um efeito maior quando considerado em escalas menores do que em escalas espaciais maiores. “Assim, para tirar as conclusões corretas dos dados,é preciso levar em conta tanto as condições climáticas locais quanto a escala espacial dos experimentos ”, diz Knight.

Dessa forma, os pesquisadores identificaram uma tendência clara. Nas terras áridas do mundo, as mudanças nos níveis de precipitação têm um efeito muito maior do que nas regiões mais úmidas.

Ecossistemas secos ocupam atualmente cerca de 40% da superfície terrestre da Terra. Não é fácil prever o que aguarda essas áreas no contexto das mudanças climáticas. Embora os modelos climáticos prevejam o aumento da precipitação em algumas regiões secas, é provável que a escassez de água piore na maioria delas.
De acordo com o estudo, espera-se que a diversidade de plantas aumente onde fica mais úmido. Isso provavelmente ocorre porque as sementes das espécies ali encontradas podem ter uma chance maior de germinar e se estabelecer.

No entanto, à luz da expansão projetada das terras áridas, é provável que esse efeito beneficie apenas relativamente poucas regiões. De acordo com os autores, isso levaria a um declínio perceptível na diversidade de plantas. “Embora as plantas lá tenham se adaptado aos desafios de seus habitats por longos períodos de tempo”, diz Korell, “em algum momento, mesmo o sobrevivente mais resistente chega ao seu limite”. E com cada espécie que seca e não pode mais germinar, a biodiversidade é reduzida.

Isso pode ser uma má notícia não só para os ecossistemas, mas também para os habitantes das regiões secas. Afinal, eles representam cerca de um terço da população mundial. Muitas dessas pessoas lutam para viver da terra nas condições mais difíceis. Se a biodiversidade diminuir junto com as chuvas, isso provavelmente se tornará um desafio ainda maior. Para Korell e seus colegas, este é outro argumento urgente para desacelerar a mudança climática. “Também é importante proteger particularmente bem as terras áridas”, diz o pesquisador.

Quanto mais esses ecossistemas sensíveis são pressionados pelo sobrepastoreio e outros fatores de estresse, mais as mudanças climáticas podem afetar a diversidade das plantas.

Referência:

Korell, L., Auge, H., Chase, J.M. et al. Responses of plant diversity to precipitation change are strongest at local spatial scales and in drylands. Nat Commun 12, 2489 (2021). https://doi.org/10.1038/s41467-021-22766-0

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/05/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.