EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Gelo marinho no Ártico e na Antártida segue em declínio

 

O gelo marinho nos polos do planeta continuou seu declínio em 2024.

Por James Riordon
NASA’s Earth Science News Team

Nas águas ao redor da Antártida, a cobertura de gelo encolheu para mínimos quase históricos pelo terceiro ano consecutivo.

A perda recorrente sugere uma mudança de longo prazo nas condições no Oceano Antártico, provavelmente resultante da mudança climática global, de acordo com cientistas da NASA e do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo. Enquanto isso, a tendência de 46 anos de encolhimento e afinamento do gelo no Oceano Ártico não mostra sinais de inversão.

“O gelo do mar funciona como um amortecedor entre o oceano e a atmosfera”, disse a cientista de gelo Linette Boisvert, do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland. “O gelo marinho evita grande parte da troca de calor e umidade do oceano relativamente quente para a atmosfera acima dele.”

Menos cobertura de gelo permite que o oceano aqueça a atmosfera sobre os polos, levando a mais derretimento do gelo em um ciclo vicioso de aumento das temperaturas.

Historicamente, a área de gelo marinho em torno do continente antártico flutuou dramaticamente de ano para ano, enquanto as médias ao longo de décadas foram relativamente estáveis. Nos últimos anos, porém, a cobertura de gelo marinho ao redor da Antártida despencou.

“Em 2016, vimos o que algumas pessoas estão chamando de mudança de regime”, disse o cientista de gelo marinho Walt Meier, do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo da Universidade do Colorado, em Boulder. “A cobertura de gelo marinho da Antártida caiu e permaneceu em grande parte menor do que o normal. Nos últimos sete anos, tivemos três mínimos recordes.”

Este ano, o gelo marinho da Antártida atingiu sua menor extensão anual em fevereiro. 20 com um total de 768.000 milhas quadradas (1,99 milhões de quilômetros quadrados). Isso é 30% abaixo da média de fim de verão de 1981 a 2010. A diferença na cobertura de gelo abrange uma área do tamanho do Texas. A extensão do gelo marinho é definida como a área total do oceano em que a fração de cobertura de gelo é de pelo menos 15%.

O mínimo deste ano está empatado com fevereiro de 2022 para a segunda menor cobertura de gelo ao redor da Antártida e perto da baixa de 2023 de 691 mil milhas quadradas (1,79 milhão de quilômetros quadrados). Com o último recuo do gelo, este ano marca a menor média de três anos de cobertura de gelo observada em todo o continente antártico em mais de quatro décadas.

As mudanças foram observadas em dados coletados com sensores de microondas a bordo do satélite Nimbus-7, operados conjuntamente pela NASA e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), juntamente com satélites no Programa de Satélite Meteorológico de Defesa.

Enquanto isso, no outro extremo do planeta, a cobertura máxima de gelo de inverno no Oceano Ártico é consistente com um declínio contínuo de 46 anos. Imagens de satélite revelam que a área total do Oceano Ártico coberta de gelo marinho atingiu 6 milhões de milhas quadradas (15,65 milhões de quilômetros quadrados) em 14 de março. Isso é 247.000 milhas quadradas (640.000 quilômetros quadrados) menos gelo do que a média entre 1981 e 2010. No geral, a cobertura máxima de gelo de inverno no Ártico encolheu por uma área equivalente ao tamanho do Alasca desde 1979.

O máximo de gelo do Ártico deste ano é o 14° mais baixo já registrado. Padrões climáticos complexos dificultam a previsão do que acontecerá em qualquer ano.

O gelo marinho do Oceano Ártico atingiu seu máximo anual em 14 de março, continuando o declínio de longo prazo no gelo nos polos
O gelo marinho do Oceano Ártico atingiu seu máximo anual em 14 de março, continuando o declínio de longo prazo no gelo nos polos. Mapa de Lauren Dauphin/NASA Earth Observatory, utilizando dados do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo.

 

O encolhimento do gelo torna a Terra mais suscetível ao aquecimento solar. “O gelo marinho e a neve em cima dele são muito reflexivos”, disse Boisvert. “No verão, se tivermos mais gelo marinho, ele reflete a radiação do Sol e ajuda a manter o planeta mais frio.”

Por outro lado, o oceano exposto é mais escuro e absorve prontamente a radiação solar, capturando e retendo essa energia e, finalmente, contribuindo para o aquecimento nos oceanos e na atmosfera do planeta.

O gelo marinho ao redor dos polos é mais suscetível ao clima do que há uma dúzia de anos. Medidas de espessura de gelo coletadas com altímetros a laser a bordo do satélite ICESat-2 da NASA mostram que menos gelo conseguiu ficar nos meses mais quentes. Isso significa que o novo gelo deve se formar a partir do zero a cada ano, em vez de construir gelo velho para fazer camadas mais grossas. O gelo mais fino, por sua vez, é mais propenso ao derretimento do que acumulações de vários anos.

“O pensamento é que, em algumas décadas, teremos esses verões essencialmente livres de gelo”, disse Boisvert, com cobertura de gelo reduzida abaixo de 1 milhão de quilômetros quadrados e a maior parte do Oceano Ártico exposto ao brilho do Sol.

É muito cedo para saber se as recentes baixas de gelo marinho no Pólo Sul apontam para uma mudança de longo prazo, em vez de uma flutuação estatística, mas Meier acredita que os declínios a longo prazo são inevitáveis.

“É apenas uma questão de tempo”, disse. “Depois de seis, sete, oito anos, está começando a parecer que talvez esteja acontecendo. É apenas uma questão de saber se há dados suficientes para dizer com certeza.”

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]