EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Secas mudam o solo e aumentam a emissão de carbono

 

Cerca de 80% do carbono da Terra é mantido no solo. Agora, as secas estão causando a liberação de quantidades crescentes de gases de efeito estufa

Por Mike Silver*

A precisão dos modelos climáticos depende de muitos fatores – emissões de gases de efeito estufa da atividade industrial e de transporte, “emissões” de animais agrícolas, crescimento urbano e perda de florestas e reflexos solares da neve e cobertura do solo. Fenômenos naturais como erupções vulcânicas também contribuem e são incorporados em modelos.

Mas alguns outros processos naturais foram negligenciados. Farshid Vahedifard, professor e presidente de Louis Berger em engenharia civil e ambiental, aponta para um importante que fica diretamente sob nossos pés e cobre a maior parte do nosso planeta acima da água.

Em um estudo publicado na Environmental Research Letters, Vahedifard observa que o solo armazena 80% do carbono na Terra, e com o aumento dos ciclos e a gravidade das secas em várias regiões, esse reservatório crucial está quebrando e quebrando, liberando ainda mais dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera. Na verdade, pode estar criando um ciclo de feedback amplificado que poderia acelerar a mudança climática muito além das previsões atuais.

“Este processo não foi suficientemente avaliado na literatura existente ou incorporado em modelos”, disse Vahedifard. “Se não considerarmos a interação entre seca, o dessecamento do solo e as emissões de CO 2, isso pode resultar em imprecisões significativas ao modelar e prever as mudanças climáticas. Há outras repercussões também. A saúde do solo mais pobre pode levar à redução da fotossíntese e à menor absorção de dióxido de carbono, e pode comprometer a integridade estrutural das barragens de barro que protegem contra inundações.

Há também outros ciclos de feedback de amplificação que podem não ter sido totalmente contabilizados nos modelos de mudança climática, disse ele. Estes incluem o derretimento do gelo marinho e a exposição de superfícies oceânicas mais escuras que absorvem mais calor do sol. O aumento dos incêndios florestais devido a condições quentes e secas libera muito dióxido de carbono na atmosfera, o que, por sua vez, cria um clima mais quente e seco mais propício aos incêndios.

Outro ciclo de feedback amplificado é o descongelamento do permafrost ártico e subártico, que também libera dióxido de carbono na atmosfera e aumenta a temperatura climática, levando a um permafrost mais derretido.

Mas as mudanças no solo causadas pela seca podem ser tão significativas, se não mais significativas, do que qualquer um desses fatores.

A seca, manifestada por longos períodos de baixo teor de umidade do solo e alta temperatura, leva a rachaduras em solos de grão fino, às vezes estendendo-se metros abaixo da superfície. As rachaduras resultam em mais exposição ao ar, aumento da atividade microbiana e quebra da matéria orgânica, liberação de dióxido de carbono e perda de nutrientes e capacidade de suportar o crescimento das plantas, reduzindo o sequestro de dióxido de carbono.

ciclo de seca, secagem e craqueamento do solo e liberação de carbono no solo

O ciclo de seca, secagem e craqueamento do solo e liberação de carbono no solo cria um ciclo de feedback amplificado que não foi contabilizado na maioria dos modelos de mudança climática. Imagem: Cortesia de Farshid Vahedifard

 

As rachaduras profundas expõem reservas muito mais antigas de carbono que antes eram estáveis e protegidas, disse Vahedifard. A permeação do ar no solo acelera a liberação não apenas de dióxido de carbono da matéria orgânica, mas também de outros gases de efeito estufa, como o óxido nitroso.

Animais pequenos como minhocas e milípedes que ajudam a transformar o solo também são afetados pela umidade reduzida e aumento da exposição ao ar, sendo menos capazes de desempenhar papéis ativos na ciclagem de nutrientes e na manutenção da estrutura do solo. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de rachaduras e aeração do solo.

“O efeito amplificador dos ciclos de feedback do carbono do solo e suas interações com outros loops podem nos levar através de pontos de inflexão e levar a mudanças ainda mais severas e permanentes no clima”, disse Vahedifard.

Ele observou que as agências governamentais e os formuladores de políticas precisam promover o uso sustentável da terra, “o que pode incluir a adoção de técnicas de irrigação de precisão e práticas de conservação de água e o uso de culturas tolerantes à seca”, disse ele. “Adubos orgânicos e compostos podem aumentar o conteúdo de matéria orgânica do solo e melhorar a capacidade de retenção de água do solo.

Claro, isso só pode ajudar se for parte de um esforço abrangente para reduzir as emissões de gases de efeito estufa de toda a atividade humana.

 

Referência:

Amplifying feedback loop between drought, soil desiccation cracking, and greenhouse gas emissions
Farshid Vahedifard et al 2024 Environ. Res. Lett. 19 031005 DOI 10.1088/1748-9326/ad2c23

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]