EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Como pequenas atitudes diárias podem ajudar na sustentabilidade

mulher segurando a folha
Imagem de Mert Guller no Unsplash

Ainda que pouca gente se lembre disso, mesmo o esporte e os jogos online têm relação direta com os cuidados dispensados ao meio ambiente.

Você já parou para pensar no impacto que suas ações diárias têm no planeta? Por exemplo, o papel de bala que deixa cair no chão ou aquele copinho de café que “esquece” no banco da praça? Pois é, pequenas atitudes diárias podem ajudar, e muito, na sustentabilidade. E, embora muita gente se esqueça disso, as práticas envolvem até os jogos.

O fato é que a sustentabilidade é um tema cada vez mais em voga, e por uma boa razão. Afinal, o futuro do meio ambiente depende das escolhas que fazemos hoje. Basta observar os desafios que já enfrentamos com as mudanças climáticas e mesmo escassez de recursos naturais básicos, como a água.

E se a gente te dissesse que até mesmo o esporte tem um papel nisso? Sim, os jogos e meio ambiente andam de mãos dadas, tanto nas modalidades tradicionais quanto nos games online. Neste sentido, você pode ser parte fundamental dessa mudança positiva.

Onde entram os games online?

Pensa que a ideia de sustentabilidade está apenas nos jogos convencionais? Pelo contrário, os games digitais oferecem entretenimento sem a necessidade de materiais físicos. Ou seja, menos lixo no mundo. Em outras palavras, quando optamos pelos jogos digitais, escolhemos também uma forma de lazer mais limpa.

Jogos como PGSoft, que antes eram disponibilizados em consoles, CDs e DVDs, hoje podem ser vistos online, desde que se tenha responsabilidade.

Aliás, a indústria de games está cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade ambiental. Muitas empresas adotam práticas sustentáveis em seus processos de produção, como o uso de energia renovável e a redução de resíduos.

Além disso, alguns jogos estão abordando temas relacionados à preservação do meio ambiente, incentivando os jogadores a refletirem sobre a importância da conservação

A importância de jogar com responsabilidade

Como pessoas jogadoras, podemos sempre optar por dispositivos mais eficientes em termos de energias, além de empresas que apoiam práticas sustentáveis. Por exemplo, desenvolvedores de jogos mais eficientes e até criativos do ponto de vista do respeito ao meio ambiente. Ademais, jogar com moderação também é uma forma de reduzir o consumo de energia.

Em suma, pequenas atitudes diárias no mundo dos jogos podem ter um grande impacto no meio ambiente. Ao adotar práticas sustentáveis e apoiar empresas que fazem o mesmo, cada um de nós pode contribuir para um futuro mais verde.

Os jogos e um mundo mais verde

A verdade é que devemos encarar o esporte, em toda a sua totalidade, como algo que vai além da competição. Em uma análise inicial, percebemos que os jogos esportivos têm o poder de unir as pessoas. Portanto, por que não usar isso para promover a conscientização sobre a sustentabilidade?

Sendo assim, quando um evento esportivo adota práticas verdes, não apenas reduz seu próprio impacto ambiental, mas também inspira milhões de fãs a fazerem o mesmo. Mas, como tornar isso uma realidade?

Seria um sonho pensar, por exemplo, em uma Copa do Mundo sustentável? Um dos eventos mais esperados do esporte poderia, só para ilustrar, usar materiais recicláveis nos estádios e materiais promocionais. Além disso, incentivar o uso do transporte público entre pessoas torcedoras. A gente ainda não tem uma copa neste formato, mas há equipes pensando nisso.

A Euro 2024, que começa em junho, promete estabelecer padrões relacionados à sustentabilidade. O evento será na Alemanha e, conforme aponta o site oficial, deve:

  • Aproveitar a malha ferroviária do país, distribuindo 2,8 bilhetes de trem com 36 horas de uso

  • Disponibilizar passagens com desconto nos trechos de longa distância

  • Dispensar a necessidade de construir novos estádios

Outro exemplo prático é o do Comitê Olímpico de Portugal, cujo plano se sustenta nos pilares das pessoas, infraestrutura, operações internas, gestão de resíduos e mobilidade. Ou seja, ações práticas já existem. Basta apenas que outras entidades e equipes também as adotem.

O papel dos atletas

Além dos times e federações, os próprios atletas possuem a missão de se tornar “embaixadores da Terra”. Afinal, são ídolos e, por isso, influenciam milhares de pessoas. Logo, podem usar sua influência na promoção de práticas sustentáveis. Cada gol representa uma vitória para o meio ambiente.

Construções ecologicamente corretas

Mas, do que adianta times, federações e atletas engajados, se não houver construções sustentáveis? Neste sentido, é fundamental pensar em estádios cujos projetos sejam enquadrados no respeito ao meio ambiente. Só para ilustrar:

São exemplos simples de como a infraestrutura esportiva pode contribuir para um planeta mais saudável.

E então, o que acha?

[.]