EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas e pessoas

 

ipcc ar6 syr spm riscos e impactos projetados da mudança climática nos sistemas naturais e humanos em diferentes níveis de aquecimento global

Impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas e pessoas

O artigo descreve como as mudanças climáticas afetam os ecossistemas terrestres e aquáticos, bem como os impactos dessas mudanças nas pessoas.

 

Resumo: As mudanças climáticas alteram as condições médias de temperatura, precipitação, nível do mar e frequência de eventos extremos, afetando a estrutura, função, biodiversidade e capacidade de adaptação dos ecossistemas. Os ecossistemas florestais, de água doce, áridos, costeiros e oceânicos são especialmente vulneráveis às mudanças climáticas. Além disso, as mudanças climáticas também afetam a saúde, a economia, a segurança e os direitos humanos de bilhões de pessoas. Eventos climáticos extremos, insegurança alimentar, escassez de água e pobreza são algumas das consequências das mudanças climáticas.

 

Impactos das mudanças climáticas em ecossistemas

As mudanças climáticas são um fenômeno complexo que afeta o planeta de diversas formas, alterando as condições médias de temperatura, precipitação, nível do mar e frequência de eventos extremos. Essas alterações têm consequências diretas e indiretas sobre os ecossistemas, que são conjuntos de seres vivos e seus ambientes físicos e químicos.

Os ecossistemas fornecem serviços essenciais para a humanidade, como produção de alimentos, água potável, regulação do clima, polinização, controle de pragas, recreação e cultura. No entanto, muitos ecossistemas estão ameaçados pelas mudanças climáticas, que podem afetar sua estrutura, função, biodiversidade e capacidade de adaptação.

Neste artigo, vamos explorar alguns exemplos de como as mudanças climáticas impactam diferentes tipos de ecossistemas: florestais e de água doce, áridos, costeiros e oceânicos.

## Florestais e de água doce

As florestas e os ecossistemas de água doce abrigam uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, além de armazenar carbono e regular o ciclo hidrológico. As mudanças climáticas podem alterar a distribuição geográfica, a fenologia, o crescimento e a mortalidade das espécies florestais, bem como a qualidade e a quantidade da água disponível.

Por exemplo, o aumento da temperatura pode favorecer o avanço de espécies invasoras, pragas e doenças que afetam as árvores nativas. O aumento da frequência e intensidade de secas, incêndios e tempestades pode reduzir a cobertura vegetal e a biomassa florestal. A redução das chuvas pode diminuir o volume e o fluxo dos rios, lagos e reservatórios, afetando a disponibilidade de água para consumo humano e para a manutenção dos habitats aquáticos.

Alguns ecossistemas florestais e de água doce são especialmente vulneráveis às mudanças climáticas, como as florestas tropicais úmidas, que dependem de um regime pluviométrico estável para manter sua alta produtividade e diversidade; as florestas boreais, que estão sujeitas ao derretimento do permafrost (solo permanentemente congelado) e à expansão de espécies temperadas; e os ecossistemas alpinos e glaciais, que sofrem com o aumento da temperatura e a redução da cobertura de neve e gelo.

## Áridos

Os ecossistemas áridos são caracterizados por baixa precipitação, alta evaporação e escassez de água. Eles ocupam cerca de 40% da superfície terrestre e abrigam cerca de 20% da população mundial. Apesar das condições adversas, os ecossistemas áridos possuem uma rica biodiversidade adaptada à seca e à variabilidade climática.

As mudanças climáticas podem aumentar o estresse hídrico e térmico dos ecossistemas áridos, alterando sua produtividade primária, ciclagem de nutrientes, dinâmica populacional e interações bióticas. O aumento da temperatura pode acelerar a evaporação da água do solo e da vegetação, reduzindo a umidade relativa do ar e aumentando o risco de desertificação. O aumento da variabilidade das chuvas pode provocar eventos extremos de seca ou enchente, que podem causar mortalidade ou erosão das espécies vegetais.

Alguns ecossistemas áridos são especialmente vulneráveis às mudanças climáticas, como as savanas tropicais e subtropicais.

Impactos das mudanças climáticas nas pessoas

As mudanças climáticas são um dos maiores desafios da humanidade no século XXI. Elas afetam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde, a economia, a segurança e os direitos humanos de bilhões de pessoas. Neste artigo, vamos explorar alguns dos impactos das mudanças climáticas sobre a população mundial e como podemos nos adaptar e mitigar seus efeitos.

Um dos impactos mais evidentes das mudanças climáticas é o aumento da frequência e da intensidade de eventos climáticos extremos, como secas, inundações, ondas de calor, furacões e incêndios florestais. Esses eventos podem causar mortes, ferimentos, deslocamentos, perdas econômicas e danos à infraestrutura e aos ecossistemas. Segundo o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) de 2021, mais de 100 milhões de pessoas podem ser expostas a riscos de insegurança alimentar, escassez de água e pobreza até 2050 devido às mudanças climáticas.

Outro impacto das mudanças climáticas é a alteração dos padrões de doenças infecciosas e não transmissíveis. As mudanças na temperatura, na umidade, na precipitação e na biodiversidade podem afetar a distribuição e a transmissão de agentes patogênicos, como vírus, bactérias e parasitas. Além disso, as mudanças climáticas podem aumentar o estresse térmico, a poluição do ar, as alergias e as doenças cardiovasculares e respiratórias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mudanças climáticas podem causar cerca de 250 mil mortes adicionais por ano entre 2030 e 2050.

Um terceiro impacto das mudanças climáticas é a ameaça à paz e à segurança global. As mudanças climáticas podem exacerbar os conflitos existentes ou gerar novos conflitos por causa da disputa por recursos naturais escassos ou deteriorados, como água, terra e energia. Além disso, as mudanças climáticas podem provocar migrações forçadas de milhões de pessoas que buscam refúgio em outras regiões ou países. Esses movimentos podem aumentar as tensões sociais, políticas e econômicas entre as comunidades receptoras e as deslocadas.

Diante desses impactos, é urgente que a comunidade internacional tome medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris de 2015. Além disso, é necessário que os países desenvolvam estratégias de adaptação e resiliência para enfrentar os riscos e os desafios das mudanças climáticas. Essas estratégias devem ser baseadas na ciência, na cooperação, na solidariedade e no respeito aos direitos humanos de todas as pessoas.

Referências e leituras recomendadas:

Crises do clima e da biodiversidade não são duas coisas separadas

Mudança climática desafia os sistemas de saúde pública

Extremos climáticos reduzem a produção global de alimentos

Mudanças climáticas ameaçam os ecossistemas marinhos e sua biodiversidade

Entenda a influência humana no sistema climático global

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]