EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aumento da temperatura também aumenta impacto de pesticidas nas abelhas

 

morte de abelha

Aumento da temperatura também aumenta impacto de pesticidas nas abelhas

A temperatura influencia o quanto os pesticidas afetam o comportamento das abelhas, sugerindo impactos incertos nas mudanças climáticas, de acordo com um novo estudo.

Por Hayley Dunning*

As descobertas indicam que futuros eventos extremos de temperatura sob a mudança climática podem aumentar o impacto de pesticidas nas populações de abelhas e seus serviços de polinização.

Certos pesticidas, particularmente uma classe chamada neonicotinóides, são conhecidos por afetar as abelhas e outros insetos importantes, e acredita-se que contribuam para o declínio da população. No entanto, as respostas relatadas pelas abelhas a essa ameaça em todo o mundo parecem variar, sugerindo que outros fatores de interação estão em jogo.

Agora, pesquisadores do Imperial College London mostraram que a temperatura ambiental pode influenciar o grau em que os pesticidas podem alterar um conjunto de comportamentos de abelhas importantes para sua sobrevivência e capacidade de polinizar as plantações. O estudo foi publicado na Global Change Biology .

Efeitos de pesticidas no voo sob ondas de calor

A equipe estudou seis comportamentos de abelhas sob a influência de dois pesticidas (o neonicotinoide imidaclopride e a sulfoximina sulfoxaflor) em três temperaturas (21, 27 e 30°C).

Quatro dos comportamentos – capacidade de resposta, probabilidade de movimento, taxa de caminhada e taxa de consumo de alimentos – foram afetados pelo imidaclopride mais fortemente na temperatura mais baixa. Isso sugere que as ondas de frio podem aumentar a toxicidade de pesticidas em comportamentos importantes para os deveres do ninho.

No entanto, um comportamento chave – até onde as abelhas podiam voar – foi mais fortemente afetado pelo imidaclopride na temperatura mais alta. Essa relação apresentou uma forte queda, com distância de voo medindo a mesma entre 21 e 27°C, antes de cair drasticamente ao atingir 30°C.

O pesquisador principal, Dr. Richard Gill, do Departamento de Ciências da Vida (Silwood Park) da Imperial, disse: “A queda no desempenho de voo na temperatura mais alta sugere que um ‘ponto de inflexão’ foi alcançado na capacidade das abelhas de tolerar o temperatura combinada e exposição a pesticidas. Esse aparente efeito de beira de penhasco ocorre em apenas três graus, o que muda nossa percepção da dinâmica do risco de pesticidas, uma vez que essas mudanças de temperatura geralmente ocorrem no espaço de um dia.

“Além disso, prevê-se que a frequência com que as abelhas serão expostas a pesticidas e temperaturas extremas sob a mudança climática aumente. Nosso trabalho pode ajudar a informar as concentrações corretas e os tempos de aplicação de pesticidas em diferentes regiões climáticas do mundo para ajudar a proteger os polinizadores, como as abelhas”.

Problemas de polinização

A distância de voo é fundamental para a polinização, pois sustenta o potencial de forrageamento e contribui para a segurança alimentar por meio da polinização das culturas.

Embora os trópicos sejam mais quentes em geral, é possível que as populações de insetos polinizadores nas latitudes mais temperadas, incluindo o Reino Unido, sintam mais fortemente os efeitos dos pesticidas, pois as faixas de temperatura são maiores.

As abelhas são responsáveis pela polinização de muitas culturas importantes de cereais, bem como de leguminosas e árvores frutíferas.

À medida que diversificamos nosso suprimento de alimentos, a demanda por seus serviços de polinização aumentará – mas também o estresse que as abelhas enfrentam, devido às mudanças climáticas e ao aumento do uso de inseticidas.

Este trabalho que quantifica as relações entre temperatura e impacto de pesticidas deve ajudar a modelar os riscos de pesticidas em diferentes regiões do mundo à medida que o clima muda, dizem os pesquisadores. O primeiro autor Daniel Kenna, do Departamento de Ciências da Vida (Silwood Park) da Imperial, disse: “Nossas descobertas mostram que o contexto ambiental é crucial ao avaliar a toxicidade de pesticidas, particularmente ao projetar respostas das abelhas em futuras mudanças climáticas”.

O coautor Dr. Peter Graystock, do Departamento de Ciências da Vida (Silwood Park) da Imperial, disse: “Esses resultados são importantes para desenvolver uma estrutura de previsão de toxicidade, permitindo-nos prever como as populações de abelhas responderão às mudanças climáticas enquanto vivem em condições intensas paisagens agrícolas”.

Em seguida, a equipe deseja fazer estudos mais abrangentes em todo o gradiente de temperatura para determinar como os efeitos da toxicidade aumentam com a temperatura e precisamente onde os pontos de inflexão podem estar em uma variedade de espécies.

Referência:

Kenna, D., Graystock, P., & Gill, R. J. (2023). Toxic temperatures: Bee behaviours exhibit divergent pesticide toxicity relationships with warming. Global Change Biology, 00, 1– 18. https://doi.org/10.1111/gcb.16671

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

[ Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]