EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudança climática aumenta a intensidade e frequência das mega secas

 

Mudança climática aumenta a intensidade e frequência das mega secas

A mudança climática intensificou as mega secas em curso e está impulsionando aumentos projetados em seu risco e gravidade

Eventos de seca excepcionais, conhecidos como mega secas, ocorreram em todos os continentes fora da Antártida nos últimos 2.000 anos, causando grandes distúrbios ecológicos e sociais. Nesta Revisão, discutimos causas e características compartilhadas da Era Comum (Ano 1 – presente) e das mega secas futuras. 

Variações decenais nas temperaturas da superfície do mar são o principal fator de mega secas, com contribuições secundárias de forçantes radiativas e interações terra-atmosfera. A mudança climática antropogênica intensificou as mega secas em curso no sudoeste da América do Norte e em todo o Chile e Argentina.

As mega secas futuras serão substancialmente mais quentes do que eventos passados, com esse aquecimento impulsionando aumentos projetados no risco e gravidade das mega secas em muitas regiões, incluindo o oeste da América do Norte, América Central, Europa e Mediterrâneo, América do Sul extratropical e Austrália.

No entanto, várias lacunas de conhecimento atualmente minam a confiança na compreensão das mega secas passadas e futuras. Essas lacunas incluem uma escassez de informações paleoclimáticas de alta resolução sobre a África, a América do Sul tropical e outras regiões; representações incompletas de variabilidade interna e processos de superfície terrestre em modelos climáticos; e a capacidade indeterminada dos sistemas de gestão de recursos hídricos para mitigar os impactos das mega secas.

Abordar essas deficiências será crucial para aumentar a confiança nas projeções de risco de mega seca no futuro e para o planejamento de resiliência. América do Sul tropical e outras regiões; representações incompletas de variabilidade interna e processos de superfície terrestre em modelos climáticos; e a capacidade indeterminada dos sistemas de gestão de recursos hídricos para mitigar os impactos das mega secas.

Abordar essas deficiências será crucial para aumentar a confiança nas projeções de risco de mega seca no futuro e para o planejamento de resiliência.

Pontos chave

  • O termo ‘mega seca’ é frequentemente usado para se referir a secas que excedem a duração da maioria das secas no registro instrumental, o período de observações climáticas servindo em grande parte como base para a gestão e infraestrutura moderna de recursos hídricos.
  • Embora o desenvolvimento de uma definição de mega seca mais quantitativa seja desafiador, sugere-se que o termo seja reservado para “eventos de seca persistentes e plurianuais que são excepcionais em termos de gravidade, duração ou extensão espacial quando comparados a outras secas regionais durante o período instrumental ou a Era Comum”.
  • Mega secas passadas causaram grandes distúrbios ecológicos e sociais nos últimos dois milênios e foram forçadas principalmente por estados oceânicos persistentes, com possíveis contribuições secundárias da variabilidade atmosférica interna, força vulcânica e solar e interações terra-atmosfera.
  • Algumas das regiões de mega seca mais ativas no passado também são áreas onde as mudanças climáticas antropogênicas são projetadas para aumentar o risco de secas futuras por meio de declínios na precipitação, aumentos na demanda evaporativa e/ou mudanças no uso da água pelas plantas.
  • As mega secas têm o potencial de sobrecarregar substancialmente os sistemas modernos de gestão da água, embora a compreensão dos riscos de tais eventos e seus impactos finais ainda seja limitada pelo conhecimento imperfeito da dinâmica das mega secas passadas e futuras.

mudança climática intensificou as megasecas em curso e está impulsionando aumentos projetados em seu risco e gravidade

 

Cook, B.I., Smerdon, J.E., Cook, E.R. et al. Megadroughts in the Common Era and the Anthropocene. Nat Rev Earth Environ (2022). https://doi.org/10.1038/s43017-022-00329-1 https://www.nature.com/articles/s43017-022-00329-1

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]