EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mudanças climáticas ameaçam 90% das espécies marinhas do mundo

 

Mudanças climáticas ameaçam 90% das espécies marinhas do mundo

As mudanças climáticas impactam a vida marinha por meio de uma rede desconcertante de caminhos complexos

Daniel G. Boyce*
Cientista Pesquisador, Instituto Bedford de Oceanografia, Pesca e Oceanos do Canadá, Professor Adjunto, Dalhousie University

O aquecimento dos oceanos e os extremos climáticos estão levando as espécies a locais mais profundos, mais ao norte e mais frios , alterando seu comportamento e reconfigurando os ecossistemas marinhos de maneiras radicais e sem precedentes .

Embora alguns impactos possam ser benéficos, muitos são prejudiciais, dificultando a compreensão dos efeitos gerais do clima em espécies e ecossistemas individuais. Apesar desses desafios, precisamos urgentemente entender como as mudanças nas condições climáticas afetam a vida marinha para planejar e desenvolver abordagens de adaptação para administrá-la efetivamente sob as mudanças climáticas.

Em nosso novo estudo, meus coautores e eu desenvolvemos o Índice de Risco Climático para a Biodiversidade, que captura o risco climático para quase 25.000 espécies marinhas e seus ecossistemas. Este novo índice estabelece as bases para apoiar abordagens inteligentes em termos climáticos para gerenciar e conservar a vida marinha.

Um boletim climático

Usamos uma abordagem estatística baseada em dados para criar um “cartão de relatório climático” para cada espécie e ecossistema que nos diz quais ganharão ou perderão com as mudanças climáticas. Essa abordagem nos permitiu estudar um amplo espectro de formas de vida, de plâncton microscópico a grandes predadores e baleias, em todos os ecossistemas marinhos dos trópicos aos polos.

Um tubarão-baleia nadando no oceano.
O boletim climático avaliou espécies que variam de plâncton a baleias em 12 fatores de risco climático específicos. (Shutterstock)

 

Assim como um boletim classifica os alunos em matérias como matemática e ciências, avaliamos cada espécie em 12 fatores de risco climático específicos, dependendo de dois cenários futuros diferentes – um com emissões mais baixas e outro com emissões mais altas.

Os fatores de risco climático expressam como as características inatas de uma espécie – seu tamanho corporal e tolerância à temperatura – se cruzam com as condições oceânicas passadas, presentes e futuras em todos os locais onde são encontradas.

A escala de risco resultante varia de insignificante (mais baixo) a crítico (mais alto) e representa tanto a gravidade dos impactos climáticos prejudiciais sobre as espécies quanto sua probabilidade de ocorrência.

Futuros climáticos divergentes

Nosso estudo se concentra em dois possíveis cenários socioeconômicos compartilhados de como a sociedade futura – e as emissões de gases de efeito estufa que ela produz – podem ocorrer. Os resultados pintam duas imagens extremamente divergentes para a vida marinha e as pessoas.

No cenário de altas emissões , a temperatura média global do oceano aumentará de três a cinco graus Celsius até 2100. Nesse cenário, quase 90% das 25.000 espécies que avaliamos estavam em risco climático “alto” ou “crítico”. A espécie média estava em risco em 85% de sua área geográfica.

O risco é maior nos ecossistemas subtropicais e tropicais que tendem a ser hotspots de biodiversidade e nos ecossistemas costeiros que sustentam 96% da pesca global .

Um mapa mostrando as regiões com ecossistemas onde as espécies marinhas estão em risco climático alto ou crítico.
A proporção de espécies marinhas com risco climático alto ou crítico sob altas emissões até 2100. O tom vermelho mais escuro denota as áreas de maior risco, e o azul mais escuro, o mais baixo. (Daniel G. Boyce)

 

Os principais predadores, como tubarões e atuns, estavam em risco significativamente maior do que espécies mais abaixo na cadeia alimentar, como peixes forrageiros. Esses predadores podem ter efeitos maciços na estrutura e no funcionamento do ecossistema.

Nossas descobertas também sugerem graves efeitos em cascata para as pessoas que mais dependem do oceano. Sob altas emissões, os riscos climáticos para espécies pescadas, como bacalhau e lagostas, foram consistentemente maiores nos territórios de nações de baixa renda, onde as pessoas dependem mais da pesca para atender às suas necessidades nutricionais.

Isso representa mais um exemplo de desigualdade climática em que os países de baixa renda que menos contribuíram para as mudanças climáticas e estão reduzindo suas emissões de forma mais agressiva , estão sofrendo seus piores impactos e têm a menor capacidade de se adaptar a eles.

Nosso estudo enfatiza que estamos em uma encruzilhada crítica e que escolher um caminho mais sustentável que priorize a mitigação do clima levará a benefícios claros para a vida oceânica e para as pessoas.

Em um cenário de baixas emissões, espera-se que as temperaturas médias dos oceanos aumentem de um a dois graus Celsius até 2100 , conforme o limite de aquecimento global de dois graus Celsius no Acordo de Paris .

Sob este futuro, encontramos um risco climático reduzido para praticamente toda a vida marinha (98,2%). O risco desproporcional para a estrutura do ecossistema, biodiversidade, pesca e nações de baixa renda são bastante reduzidos ou eliminados.

Evitando riscos climáticos prejudiciais

Nossas abordagens de gestão pesqueira , planejamento de áreas protegidas e conservação da biodiversidade se originaram em um mundo com um clima relativamente estável. Mas a mudança climática está reescrevendo os livros de regras e ameaçando minar a eficácia dessas abordagens tradicionais.

Cortar as emissões é a abordagem mais direta para reduzir os riscos climáticos. No entanto, mesmo com forte mitigação, nosso estudo sugere que as mudanças climáticas continuarão afetando a vida marinha.

Os restos de um peixe jazem no leito seco do lago.
Além de reduzir as emissões, devemos encontrar maneiras de nos adaptar a um clima mais quente para proteger a vida marinha e aqueles que dela dependem. (Foto AP/Jae C. Hong, Arquivo)

 

Além de reduzir as emissões, é imperativo que encontremos simultaneamente maneiras de nos adaptar a um clima mais quente para proteger nossos oceanos. Devemos incorporar novos métodos e estratégias de adaptação, desenvolver capacidade em partes do mundo com poucos recursos e pesar cuidadosamente os prós e contras das medidas de adaptação.

Nosso estudo fornece uma nova ferramenta e índice para ajudar a informar os tomadores de decisão ao navegar nessas questões complexas. Ele pode ajudar no desenvolvimento de estratégias para gerenciar e conservar a vida marinha sob as mudanças climáticas, monitorar o risco climático em mudança e avaliar o progresso em direção à redução do risco.

Embora nosso estudo pinte um futuro potencialmente sombrio sob altas emissões, também destaca como nossos oceanos e vida marinha podem se beneficiar da mitigação e adaptação às mudanças climáticas e enfatiza a urgência com que devemos trabalhar para atingir esse objetivo.

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

* Este artigo foi publicado originalmente no site The Conversation e republicado aqui sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://theconversation.com/climate-risk-index-shows-threats-to-90-per-cent-of-the-worlds-marine-species-190221

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]