Frequência de eventos do El Niño deve aumentar até 2040

 

Anomalia da temperatura do Oceano Pacífico em dezembro de 1997, sob influência de um El Niño de forte intensidade (manchas vermelhas e brancas indicam maior temperatura).
Anomalia da temperatura do Oceano Pacífico em dezembro de 1997, sob influência de um El Niño de forte intensidade (manchas vermelhas e brancas indicam maior temperatura). Imagem: Wikipedia

Frequência de eventos do El Niño deve aumentar até 2040

As flutuações climáticas globais chamadas eventos El Niño provavelmente se tornarão mais frequentes até 2040, mostra um novo estudo.

University of Exeter*

El Niño – o aquecimento incomum das águas superficiais no leste do Oceano Pacífico tropical – afeta o clima, os ecossistemas e as sociedades em todo o mundo.

O estudo examinou quatro cenários possíveis para futuras emissões de carbono e encontrou um risco aumentado de eventos El Niño em todos os quatro.

Isso significa que os eventos do El Niño e os extremos climáticos associados agora são mais prováveis, independentemente de quaisquer ações de mitigação significativas” para reduzir as emissões, alertam os pesquisadores.

O autor principal Dr Jun Ying, do Segundo Instituto de Oceanografia, Ministério de Recursos Naturais da China e da Universidade de Exeter, disse: “Sabemos de estudos anteriores que, ao medir as mudanças do El Niño em termos de mudanças de chuva no Pacífico equatorial , os modelos preveem um aumento na frequência de eventos.

“Este estudo mostra que essas mudanças podem acontecer após as próximas duas décadas.”

O estudo, publicado na Nature Climate Change , examina o “tempo de surgimento” das mudanças no Pacífico tropical usando modelos climáticos de última geração.

O tempo de emergência é definido como quando o sinal da mudança climática emerge do ruído de fundo usual da variabilidade climática natural.

Ao observar as mudanças nos padrões de chuva do El Niño, a melhor estimativa do tempo de surgimento das mudanças converge em 2040 em todos os quatro cenários de emissões considerados.

O coautor Professor Mat Collins, da Universidade de Exeter e parte do Global Systems Institute , acrescentou: “O que nos surpreendeu é que as mudanças surgem independentemente do cenário que observamos.

“Como a chuva nos trópicos está associada às temperaturas mais quentes da superfície do mar (SSTs), são as mudanças relativas na SST que são mais importantes do que a mudança absoluta.

“Isso nos leva à conclusão bastante clara de que essas mudanças são essencialmente inevitáveis”.

O estudo “Emergence of Climate Change in the Tropical Pacific” foi realizado pelo Dr. Ying como parte de uma visita patrocinada pelo Conselho de Bolsas Chinesas de um ano à Universidade de Exeter

Referência:

Ying, J., Collins, M., Cai, W. et al. Emergence of climate change in the tropical Pacific. Nat. Clim. Chang. (2022). https://doi.org/10.1038/s41558-022-01301-z

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/03/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top