EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Sexta Extinção em Massa das Espécies

 

Sexta Extinção em Massa das Espécies, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“Este mundo curioso que nós habitamos é mais maravilhoso do que conveniente,
mais bonito do que útil, mais para ser admirado e apreciado do que usado”
Henry Thoreau (1817-1862)

A história da vida na Terra foi marcada por cinco eventos de extinção em massa da biodiversidade, causados por fenômenos naturais extremos. Hoje, os cientistas alertam que uma crise de Sexta Extinção em Massa das Espécies está em andamento, desta vez inteiramente causada por atividades antrópicas.

Uma avaliação abrangente das evidências desse evento de extinção em andamento foi publicada em 10 de janeiro de 2022 na revista Biological Reviews, por biólogos da Universidade do Havaí em Manoa e do Muséum National d’Histoire Naturelle em Paris, França (Cowie, Bouchet & Fontaine, 2022).j

Taxas drasticamente aumentadas de extinção de espécies e diminuição da abundância de muitas populações de animais e plantas estão bem documentadas, mas alguns negam que esses fenômenos representem uma extinção em massa. Essa negação é baseada em uma avaliação altamente tendenciosa da crise que se concentra em mamíferos e aves e ignora os invertebrados, que obviamente constituem a grande maioria da biodiversidade

Contudo, os autores estimaram que, desde o ano de 1500, a Terra pode ter perdido entre 7,5% e 13% dos dois milhões de espécies conhecidas. Isto representa 150.000 a 260.000 espécies, como mostra o gráfico abaixo.

sexta extinção em massa das espécies

Todavia, a situação não é a mesma em todos os lugares. Embora as espécies marinhas enfrentem ameaças significativas, não há evidências de que a crise esteja afetando os oceanos na mesma medida que na terra. Em terra, espécies insulares, como as das ilhas havaianas, são muito mais afetadas do que as espécies continentais. E a taxa de extinção das plantas parece menor do que a dos animais terrestres.

Infelizmente, juntamente com a negação da ciência se firmando na sociedade moderna em uma série de questões, o novo estudo aponta que algumas pessoas também negam que a Sexta Extinção tenha começado. Além disso, outros a aceitam como uma trajetória evolutiva nova e natural, pois os humanos são apenas mais uma espécie desempenhando seu papel natural na história da Terra. Alguns, numa postura totalmente egoísta, até consideram que a biodiversidade deve ser manipulada apenas para benefício da humanidade.

Para combater a crise, várias iniciativas de conservação foram bem-sucedidas para certos animais carismáticos, como o Panda na China ou as tartarugas gigantes em Galápagos. Mas essas iniciativas não podem atingir todas as espécies e não são capazes de reverter a tendência geral de extinção em massa das espécies. No entanto, é essencial continuar esses esforços, continuar a defender a vida natural e documentar a biodiversidade para evitar que ela desapareça.

A sociedade depende da natureza e não o contrário. O ser humano não pode continuar agindo como um ectoparasita que mata seu hospedeiro e destrói os ecossistemas. Não faltam estudos e avisos sobre a crise ecológica em curso. Mais do que nunca é preciso lembrar e reafirmar os ensinamentos da Ecologia Profunda e os 8 princípios para mudar o Mundo, escritos por Arne Næss e George Sessions:

1. O bem-estar e o florescimento da vida humana e da vida não-humana sobre a terra têm valor em si próprios (valor intrínseco, valor inerente). Esses valores são independentes da utilidade do mundo não-humano para os propósitos humanos.

2. A riqueza e a diversidade das formas de vida contribuem para a realização desses valores e são valores em si mesmos.

3. Os seres humanos não têm nenhum direito de reduzir essa riqueza e diversidade exceto para satisfazer necessidades humanas vitais.

4. A prosperidade da vida humana e das suas culturas é compatível com um substancial decrescimento da população humana. O florescimento da vida não-humana exige essa diminuição.

5. A atual interferência humana no mundo não-humano é excessiva e a situação está piorando aceleradamente.

6. Em conformidade com os princípios anteriores, as políticas precisam ser mudadas. As mudanças políticas afetam as estruturas básicas da economia, da tecnologia e da ideologia. A situação que resultará desta alteração será profundamente diferente da atual.

7. A mudança ideológica ocorrerá, sobretudo, no apreciar da qualidade de vida (manter-se em situações de valor intrínseco), em vez da adesão a padrões de vida mais elevados. Haverá uma consciência profunda da diferença entre o grande (quantidade) e o importante (qualidade).

8. Aqueles que subscrevem os princípios precedentes têm a obrigação de tentar implementar, direta ou indiretamente, as mudanças necessárias.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:

ALVES, JED. Dia Mundial pelo fim do Especismo, Ecodebate, 27/08/2021
https://www.ecodebate.com.br/2021/08/27/dia-mundial-pelo-fim-do-especismo/

Arne Næss and George Sessions. Basic Principles of Deep Ecology, The Anarchist Library, 1984
https://theanarchistlibrary.org/library/arne-naess-and-george-sessions-basic-principles-of-deep-ecology.lt.pdf

Robert H. Cowie, Philippe Bouchet, Benoît Fontaine. The Sixth Mass Extinction: fact, fiction or speculation? Biological Reviews, 10/01/2022
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/brv.12816

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]