O ensino da sustentabilidade através de jogos eletrônicos que trabalham o tema

 

O ensino da sustentabilidade através de jogos eletrônicos que trabalham o tema

220215 1 sustentabilidade

A sustentabilidade e o respeito aos diferentes ecossistemas que temos no planeta têm se tornado pautas cada vez mais recorrentes e importantes, tanto nos meios acadêmicos e políticos, mas também no meio civil.

A tendência é que conforme a sociedade avança, o desenvolvimento de uma visão de mundo pautada na sustentabilidade também avança ao longo das gerações, através de pesquisas, debates e medidas tomadas para mitigação de danos ambientais.

Hoje é possível ver que estas pautas até extrapolam os muros da academia e as barreiras burocráticas do congresso, por meio de questões como:

  • Redução no consumo de carne
  • Bem-estar animal
  • Redução no desperdício de água
  • Técnicas de exploração sustentável
  • Conservação da biodiversidade

Mas no que tange o âmbito escolar, como este tema é discutido e abordado dentro de sala de aula? Como é formada a concepção de jovens sobre as questões ilustradas acima?

Pensando nesta questão e levando em consideração a crescente importância do tema sustentabilidade, é essencial que sejam analisadas medidas para discutir a sustentabilidade dentro de sala de aula.

Em especial sobre o desenvolvimento de jogos eletrônicos com caráter lúdico sobre este assunto, sobre cursos de desenvolvimento de jogos e, de maneira enfática, sobre diferentes jogos eletrônicos desenvolvidos para tratar da questão sustentável que podem ser aplicados dentro de sala de aula, de maneira educativa e lúdica.

A falta de jogos eletrônicos com esta temática no mercado

Para entender como são desenvolvidos os jogos eletrônicos voltados para a questão da sustentabilidade, é necessário primeiro compreender sobre quem são os desenvolvedores de jogos eletrônicos e como os cursos de criação de games formam profissionais.

Dentro de área e desenvolvimento de jogos pouco se discute sobre a questão da sustentabilidade, principalmente devido ao fato de que o desenvolvimento tecnológico geralmente está atrelado ao retrocesso sustentável e ambiental.

Logo é necessário afirmar, de antemão, que jogos desenvolvidos sob esta óptica raramente tendem a atingir altos números de vendas e performance comercial. Estes acabam sendo desenvolvidos justamente por uma questão lúdica e por sua atuação no ensino.

Portanto, a maior parte dos jogos eletrônicos trazidos nesta reportagem se encaixa no modelo lúdico e educativo de games, voltados geralmente para o público infantil e são desenvolvidos por entidades públicas ou educacionais.

Ou seja, o foco por trás do desenvolvimento destes jogos é oposto à performance mercadológica, mas sim um agente responsável pela instrução e pelo desenvolvimento de uma visão de mundo mais crítica.

 

Cidade Verde e a gestão de um município sustentável

cidade verde digital

O primeiro jogo da nossa lista de três é desenvolvido e disponibilizado pela plataforma Escola Digital, necessitando de um cadastro para acessar este conteúdo educacional.

No entanto, graças à publicação disponível na plataforma Por Vir, podemos conferir um pouco mais sobre o que este jogo se trata e quais os objetivos por trás de Cidade Verde.

Ao entrar no jogo, o aluno ou jogador assume o papel de gestor de uma cidade fictícia que deve se enquadrar em diretrizes e padrões estabelecidos pelo WEPA, um órgão de proteção ambiental responsável pelo monitoramento de impactos ambientais.

Caso a cidade, por fim, não se enquadre nos padrões, critérios e diretrizes estabelecidos pelo órgão, a cidade é penalizada e aos poucos o jogador vai perdendo pontos. A medida que o jogador perde pontos, o objetivo do jogo se torna cada vez mais distante, significando a derrota do jogador.

Coleta Seletiva e o ensino da reciclagem aos mais jovens

coleta seletiva

Também disponibilizado e desenvolvido pela plataforma Escola Digital, o segundo jogo da nossa lista é voltado para a realização da importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente.

De maneira simples e intuitiva, o jogador é instruído pelo jogo sobre a cor dos lixos de cada tipo de material reciclável e após a explicação já é imerso no jogo.

Em uma esteira, o aluno é responsável por selecionar os materiais que vão sendo transportados e colocá-los no lixo adequado de acordo com o tipo de material em questão.

SOS Mata Atlântica e as práticas sustentáveis

sos mata atlântica

Por fim, o último jogo desta lista é desenvolvido pela agência de mesmo nome, a Fundação SOS Mata Atlântica, responsável pela realização de campanhas e distribuição de informações e conhecimentos que possam contribuir para a preservação deste bioma.

Neste jogo, o jogador é responsável por executar uma grande variedade de atividades que são essenciais para a manutenção do meio ambiente, como por exemplo:

  1. Reflorestamento
  2. Coleta Seletiva
  3. Tratamento de Água
  4. Combate à caça

Com o avanço do jogador através do sucesso nas missões e tarefas do jogo, novas espécies de árvores nativas da Mata Atlântica são disponibilizadas ao jogador como recompensa pelo sucesso nas missões.

Ou seja, a cada tarefa ou missão bem-sucedida, o jogador é recompensado com novos tipos de árvores, novas espécies nativas deste bioma tão ameaçado.

Esse tipo de sistema de recompensa é essencial, visto que ninguém preserva e defende aquilo que não conhece. É necessário conhecer os biomas para preservá-los!

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 14/02/2022

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top