EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aumento das concentrações de gases de efeito estufa prejudica metas do Acordo de Paris

 

Aumento das concentrações de gases de efeito estufa prejudica metas do Acordo de Paris

A abundância de gases de efeito estufa que retêm calor na atmosfera mais uma vez atingiu um novo recorde no ano passado, com uma taxa anual de aumento acima da média de 2011-2020. Essa tendência continuou em 2021, de acordo com o Boletim de Gases de Efeito Estufa da Organização Meteorológica Mundial (OMM) .

A concentração de dióxido de carbono (CO 2 ), o gás de efeito estufa mais importante, atingiu 413,2 partes por milhão em 2020 e é 149% do nível pré-industrial. O metano (CH 4 ) é 262% e o óxido nitroso (N 2 O) é 123% dos níveis em 1750, quando as atividades humanas começaram a perturbar o equilíbrio natural da Terra. A desaceleração econômica do COVID-19 não teve nenhum impacto perceptível sobre os níveis atmosféricos de gases de efeito estufa e suas taxas de crescimento, embora tenha havido um declínio temporário de novas emissões.

Enquanto as emissões continuarem, a temperatura global continuará aumentando. Dada a longa vida do CO 2,  o nível de temperatura já observado persistirá por várias décadas, mesmo que as emissões sejam rapidamente reduzidas a zero líquido.

Juntamente com o aumento das temperaturas, isso significa mais extremos climáticos, incluindo calor e chuvas intensos, derretimento do gelo, aumento do nível do mar e acidificação dos oceanos, acompanhados por impactos socioeconômicos de longo alcance.

Aproximadamente metade do CO 2 emitido pelas atividades humanas hoje permanece na atmosfera. A outra metade é ocupada por oceanos e ecossistemas terrestres. O Boletim sinalizou a preocupação de que a capacidade dos ecossistemas terrestres e dos oceanos de agirem como “sumidouros” pode se tornar menos eficaz no futuro, reduzindo assim sua capacidade de absorver dióxido de carbono e agir como um amortecedor contra um aumento maior de temperatura.

O Boletim mostra que de 1990 a 2020, o forçamento radiativo – o efeito de aquecimento em nosso clima – por gases de efeito estufa de longa duração aumentou 47%, com o CO 2 sendo  responsável por cerca de 80% desse aumento. Os números são baseados no monitoramento da rede Global Atmosphere Watch da OMM.

“O Boletim de Gases de Efeito Estufa contém uma mensagem científica dura para os negociadores da mudança climática na COP26. Na atual taxa de aumento nas concentrações de gases de efeito estufa, veremos um aumento de temperatura no final deste século muito além das metas do Acordo de Paris de 1,5 a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais ”, disse o Secretário-Geral da OMM, Prof Petteri Taalas. “Estamos muito fora do caminho.”

“A quantidade de CO 2 na atmosfera ultrapassou a marca de 400 partes por milhão em 2015. E apenas cinco anos depois, ultrapassou 413 ppm. Isso é mais do que apenas uma fórmula química e números em um gráfico. Tem grandes repercussões negativas para o nosso dia a dia e bem-estar, para o estado do nosso planeta e para o futuro dos nossos filhos e netos ”, disse o Prof. Taalas.

“O dióxido de carbono permanece na atmosfera por séculos e no oceano por mais tempo ainda. A última vez que a Terra experimentou uma concentração comparável de CO 2  foi de 3-5 milhões de anos atrás, quando a temperatura estava 2-3 ° C mais quente e o nível do mar estava 10-20 metros mais alto do que agora. Mas não havia 7,8 bilhões de pessoas naquela época ”, disse o Prof. Taalas.

“Muitos países estão definindo metas de carbono neutro e espera-se que a COP26 tenha um aumento dramático nos compromissos. Precisamos transformar nosso compromisso em ações que tenham o impacto dos gases que impulsionam as mudanças climáticas. Precisamos revisitar nossos sistemas industriais, de energia e transporte e todo o modo de vida. As mudanças necessárias são economicamente acessíveis e tecnicamente possíveis. Não há tempo a perder ”, disse o Prof. Taalas.

Abundância global anual de homem na superfície em 2020

Destaques do Boletim

Sumidouros de carbono

Aproximadamente metade do CO 2 emitido pelas atividades humanas hoje permanece na atmosfera. A outra metade é ocupada por oceanos e ecossistemas terrestres. A parte do CO 2 que permanece na atmosfera é um importante indicador do equilíbrio entre fontes e sumidouros. Ele muda de ano para ano devido à variabilidade natural.

Os sumidouros de CO 2 terrestres e oceânicos aumentaram proporcionalmente com o aumento das emissões nos últimos 60 anos. Mas esses processos de absorção são sensíveis às mudanças climáticas e de uso da terra. Mudanças na eficácia dos sumidouros de carbono teriam fortes implicações para o alcance das metas do Acordo de Paris de 2015 e exigirão ajustes no tempo e / ou tamanho dos compromissos de redução de emissões.

Mudanças climáticas em curso e feedbacks relacionados, como secas mais frequentes e o aumento associado da ocorrência e intensificação de incêndios florestais podem reduzir a  absorção de CO 2 pelos ecossistemas terrestres. Essas mudanças já estão acontecendo, e o Boletim dá um exemplo de transição de parte da Amazônia de sumidouro de carbono para fonte de carbono. A absorção do oceano também pode ser reduzida devido a temperaturas mais altas da superfície do mar, diminuição do pH devido à absorção de CO e desaceleração da circulação oceânica meridional devido ao aumento do derretimento do gelo marinho.

Informações oportunas e precisas sobre as mudanças são críticas para detectar mudanças futuras no equilíbrio fonte / sumidouro e são monitoradas pelas redes Global Atmosphere Watch.

 

O dióxido de carbono é o gás de efeito estufa mais importante na atmosfera, sendo responsável por aproximadamente 66% do efeito de aquecimento do clima, principalmente por causa da queima de combustíveis fósseis e da produção de cimento.

As concentrações médias globais de CO 2 atingiram um novo máximo de 413,2 ppm em 2020. O aumento de CO 2  de 2019 a 2020 foi ligeiramente menor do que 2018 a 2019, mas maior do que a taxa média de crescimento anual na última década. Isso apesar da queda de aproximadamente 5,6% nas  emissões de CO 2 de combustíveis fósseis em 2020 devido às restrições do COVID-19.

Os dados das estações de monitoramento mostram claramente que os níveis de CO 2 continuaram a aumentar em 2021.

Em julho de 2021, a  concentração de CO 2 em Mauna Loa (Havaí, EUA) e Cabo Grim (Tasmânia, Austrália) atingiu 416,96 ppm e 412,1 ppm, respectivamente, em comparação com 414,62 ppm e 410,03 ppm em julho de 2020.

Dióxido de carbono

 

O metano é um poderoso gás de efeito estufa que permanece na atmosfera por cerca de uma década.

O metano é responsável por cerca de 16% do efeito de aquecimento dos gases de efeito estufa de longa duração, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Aproximadamente 40% do metano é emitido para a atmosfera por fontes naturais (por exemplo, pântanos e cupins), e cerca de 60% vem de fontes antropogênicas (por exemplo, ruminantes, agricultura de arroz, exploração de combustível fóssil, aterros sanitários e queima de biomassa).

O aumento de 2019 a 2020 foi maior do que 2018 a 2019 e também maior do que a taxa média de crescimento anual na última década.

A redução do metano atmosférico no curto prazo poderia apoiar a realização do Acordo de Paris e ajudar a alcançar muitos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devido aos múltiplos co-benefícios da mitigação do metano. Mas isso não reduz a necessidade de reduções fortes, rápidas e sustentadas de CO 2 .

Metano

 

O óxido nitroso é um poderoso gás de efeito estufa e um químico destruidor da camada de ozônio. É responsável por cerca de 7% do forçamento radiativo por gases de efeito estufa de longa duração.

O N 2 O é emitido para a atmosfera por fontes naturais (aproximadamente 60%) e antropogênicas (aproximadamente 40%), incluindo oceanos, solos, queima de biomassa, uso de fertilizantes e vários processos industriais.

A média global da fração molar de N 2 O em 2020 atingiu 333,2 ppb, o que é um aumento de 1,2 ppb em relação a 2019. O aumento anual de 2019 a 2020 foi superior ao aumento de 2018 a 2019 e também superior à taxa de crescimento média nos últimos 10 anos (0,99 ppb por ano).

As emissões globais de N 2 O induzidas pelo homem , que são dominadas pela adição de nitrogênio às áreas de cultivo, aumentaram 30% nas últimas quatro décadas. A agricultura, devido ao uso de fertilizantes de nitrogênio e esterco, contribui com 70% de todas as emissões antropogênicas de N 2 O. Esse aumento foi o principal responsável pelo aumento da carga atmosférica de N 2 O.

Óxido nitroso

 

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]