EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Poluição do ar reduz a contagem de espermatozoides

 

poluição do ar

Poluição do ar reduz a contagem de espermatozoides

Os pesquisadores sabem há muito tempo que a poluição do ar pode aumentar o risco de doenças como obesidade, diabetes e fertilidade, mas não sabiam o mecanismo exato de como isso pode levar a esses problemas de saúde.

Agora, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Maryland (UMSOM) mostraram como a poluição do ar reduz a contagem de espermatozoides em camundongos, causando inflamação no cérebro.

Por Vanessa McMains*
University of Maryland School of Medicine

Os cientistas já sabem que o cérebro tem uma linha direta com os órgãos reprodutivos, afetando a fertilidade e a contagem de espermatozoides em condições estressantes. Por exemplo, o estresse emocional pode levar a períodos menstruais omitidos nas mulheres. No entanto, este último estudo, publicado em 8 de setembro na Environmental Health Perspectives , conecta os pontos sobre como respirar ar poluído pode reduzir a fertilidade.

“Nossas descobertas mostraram que os danos causados pela poluição do ar – pelo menos na contagem de espermatozoides – poderiam ser remediados com a remoção de um único marcador de inflamação no cérebro de camundongos, sugerindo que podemos desenvolver terapias que podem prevenir ou reverter os danos efeitos da poluição do ar na fertilidade ”, disse o principal autor do estudo, Zhekang Ying, PhD , professor assistente de medicina na UMSOM.

Charles Hong, MD, PhD , o Melvin Sharoky, MD Professor de Medicina e Diretor de Pesquisa em Cardiologia da UMSOM disse: “Essas descobertas têm implicações mais amplas do que apenas a fertilidade, pois existem muitas condições, como hipertensão, diabetes e coração doença que pode resultar de inflamação do cérebro devido à poluição do ar. ”

Cerca de 92 por cento da população mundial vive em áreas onde o nível de partículas finas no ar menores que 2,5 micrômetros de diâmetro excede os padrões mínimos de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde. Essas partículas podem vir de fontes como escapamento de carros, emissões de fábricas, incêndios florestais e fogões a lenha.

Em estudos anteriores, alguns resultados mostraram que os ratos expostos à poluição do ar nem sempre tinham inflamação dos testículos – os órgãos sexuais masculinos que produzem os espermatozoides – o que significa que algum outro mecanismo era potencialmente responsável pela redução da contagem de espermatozoides. Conhecendo a ligação direta entre o cérebro e os órgãos sexuais, os pesquisadores testaram se a poluição do ar aumentava a inflamação no cérebro.

Para este novo estudo, os pesquisadores testaram ratos saudáveis e ratos criados para não ter um marcador de inflamação no cérebro, chamado Inibidor Kappa B Kinase 2, ou IKK2 para breve, localizado especificamente nos neurônios do cérebro. Eles expuseram camundongos saudáveis e mutantes IKK2 ao ar filtrado ou à poluição do ar e, em seguida, testaram suas contagens de esperma. Os camundongos criados sem o marcador de inflamação IKK2 em seus neurônios não tiveram reduções na contagem de espermatozoides quando expostos ao ar poluído, ao contrário dos camundongos saudáveis.

Os pesquisadores então removeram o IKK2 de neurônios específicos para determinar mais precisamente como a poluição do ar estava levando a contagens de espermatozoides mais baixas. Eles descobriram que um tipo específico de neurônio tipicamente associado ao ciclo do sono e obesidade foi responsável pela contagem reduzida de espermatozoides devido à poluição do ar. Esses neurônios são normalmente encontrados no hipotálamo, uma parte do cérebro que controla a fome, a sede e o desejo sexual. O hipotálamo também atua com a glândula pituitária do cérebro, que produz hormônios que se comunicam diretamente com os órgãos reprodutivos.

“Olhando para trás, faz todo o sentido que os neurônios no hipotálamo sejam os culpados por perpetuar essa resposta inflamatória que resulta em baixa contagem de espermatozoides, pois sabemos que o hipotálamo é uma importante via de ligação entre o cérebro e o sistema reprodutivo”, disse o Dr. Ying.

Albert Reece, MD, PhD, MBA , Vice-Presidente Executivo de Assuntos Médicos, UM Baltimore, comentou: “A poluição ambiental é um problema de equidade em que algumas pessoas são pobres ou de cor tendem a enfrentar condições de saúde mais graves devido à maior exposição. É importante explorar os mecanismos pelos quais a poluição afeta o corpo, para que possamos conceber maneiras de prevenir ou tratar essas condições para eliminar essas disparidades de saúde. ”

O estudo foi financiado pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental (R01ES024516, R01ES032290), a American Heart Association (13SDG17070131), Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (81302452), Projetos Principais de Ciências Naturais da Universidade na Província de Jiangsu da China (18KJB330004 ), um fundo de projeto do programa de Pesquisa Científica Básica da cidade de Nantong (JC2019021) e da Universidade de Nantong.

Referência:

Lianglin Qiu, Minjie Chen, Xiaoke Wang, Sufang Chen, and Zhekang Ying
2021
PM2.5 Exposure of Mice during Spermatogenesis: A Role of Inhibitor kB Kinase 2 in Pro-Opiomelanocortin Neurons
Environmental Health Perspectives 129:9 CID: 097006 https://doi.org/10.1289/EHP8868

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]