EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

As melhores criptomoedas da atualidade

 

criptomoedas
Imagem: Pixabay

As melhores criptomoedas da atualidade

Uma das principais conquistas da era digital em que vivemos tem sido a desmaterialização dos suportes físicos. Com o aparecimento dos serviços de streaming ou da cloud, a forma como passámos a armazenar e a consumir música e filmes alterou-se significativamente, melhorando a nossa comodidade e otimizando a nossa experiência do ponto de vista do usuário.

Além disso, também o dinheiro começou a desmaterializar-se, alterando de forma radical os nossos hábitos de consumo. Graças à regulação do setor e aos avanços da tecnologia, os tempos em que a world wide web era um faroeste ficaram irremediavelmente para trás e fazer transações online tornou-se muito seguro. O e-commerce teve um boom e estabeleceu-se entre as preferências dos usuários. Novas formas de pagamentos vieram melhorar ainda mais a sua experiência, como os cartões de crédito virtuais, os serviços de e-wallter e as criptomoedas.

São precisamente as criptomoedas o tema deste texto, já que são a grande tendência da atualidade no que diz respeito à economia digital.

As criptomoedas são extremamente importantes, porque são moedas que, pela primeira vez, são descentralizadas, mantendo-se a salvo da inflação do mercado. Além disso, são totalmente seguras e garantem o anonimato dos intervenientes, o que é cada vez mais difícil neste mundo virtual. E, finalmente, devido aos seus valores extremamente voláteis, são ótimos instrumentos financeiros para investir, garantindo a maximização das suas poupanças. São várias as criptomoedas existentes no mercado, mas fomos analisar as três melhores da atualidade.

DOGECOIN

Começamos pela mais particular delas todas. A Dogecoin é uma criptomoeda que surgiu em 2013, como uma piada na internet, em reação aos preços astronômicos que algumas destas moedas estavam a atingir. O nome deriva do simpático cãozinho que se tornou num meme na internet, o Shuba Inu, e no início a Dogecoin tinha um valor bem baixo. Contudo, em pouco tempo, a Dogecoin deu um salto brutal e tornou-se na mais valorizada criptomoeda da internet, mostrando o poder da rede no dinheiro virtual. De repente toda a gente começou a comprar Dogecoin e esta tornou-se numa das mais apetecíveis criptomoedas da atualidade. Estima-se que o seu valor vá descer tão rapidamente quanto subiu, mas até lá continua a ser uma ótima oportunidade de investimento.

BITCOIN

É impossível escrever um artigo sobre criptomoedas e não falar da Bitcoin. Afinal, esta foi a primeira das moedas virtuais e continua a ser a mais valiosa e procurada em todo o mercado. Depois do magnata excêntrico Elon Musk ter adquirido vários biliões de Bitcoins, esta atingiu máximos históricos, com uma capitalização de vários biliões de dólares. Entretanto, a volatilidade do mercado tem-na feito oscilar, mas esta continua a ser a mais forte das criptomoedas para investir. Contudo, o seu valor elevado tornam-na inacessível à maioria dos empresários e investidores.

ETHEREUM

Finalmente, mas não menos importante, menção à Ethereum, a criptomoeda que ocupa o último lugar do pódio desta lista. Criada em 2013, é a seguir à Bitcoin a moeda virtual mais valiosa e poderosa do mercado. Surgiu com o objetivo de ser uma alternativa mais veloz à Bitcoin e, além disso, permite ainda tokenizar ativos físicos, ou seja, garantir a originalidade de qualquer objeto ou propriedade, o que tem sido muito usado na recente arte virtual com os NFT. Além disso, torna-se mais fácil adquirir Ethereums do que Bitcoins, apesar do também valor elevado de mercado, porque é possível comprá-la de forma fracionada.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]