EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Vantagens de aprender espanhol em uma cidade sustentável como Barcelona

 

Barcelona

Vantagens de aprender espanhol em uma cidade sustentável como Barcelona

Graças aos Jogos Olímpicos de 1992, Barcelona aproveitou a ocasião para fazer uma série de reformas que a transformaram em uma cidade sustentável, podendo unir a convivência urbana com a qualidade de vida. Poder morar em um destino como esse e estudar em uma escola de espanhol em Barcelona, é uma das grandes vantagens.

O planeta está sofrendo sérios problemas ambientais e sociais, há uma emergência climática e ecológica e todos devem prestar muita atenção para conseguir uma alimentação sustentável, que nada mais é do que alimentos bons para as pessoas e para o planeta, evitando todos os produtos químicos que hoje em dia são quase protagonistas. Os hábitos saudáveis são fundamentais e hoje é possível dizer que Barcelona é a Capital Mundial da Alimentação Sustentável.

Se você está querendo aprender o espanhol, escolher um dos cursos de espanhol em Barcelona será a sua melhor escolha, porque estará unindo o útil ao agradável: viver em uma cidade sustentável e aprender uma nova língua no país de origem!

E Barcelona é uma das cidades mais bonitas da Europa, oferecendo para os seus visitantes uma paisagem arquitetônica especial, graças a obra do grande artista Gaudí. Assim sendo, é possível estudar e passear pelas populares Ramblas, praticar o espanhol enquanto faz uma visita ao museu de Picasso. Nem falar da beleza do show oferecido na Fonte de Montjuic, onde é possível compartilhar a emoção com os outros visitantes!

Sem dúvida, escolher Barcelona permitirá viver uma experiência única, curtindo uma gastronomia excelente, ruas limpas, praias de aguas limpas do Mediterrâneo, música, cultura e toda uma sociedade voltada para a sustentabilidade. Não é à toa que são cada vez mais os estrangeiros que escolhem Barcelona como nova moradia.

Motivos para aprender o idioma espanhol em Barcelona

O espanhol pode parecer uma língua muito parecida ao português, mas não é. É justamente ali que estão as diferenças! Palavras iguais possuem significados diferentes e, em alguns casos, o que é normal em uma língua, em outra pode virar palavrão. Portanto, aprender a dominar corretamente o espanhol é muito importante.

Por outro lado, querer conhecer tudo sobre a história e cultura espanhola e latino-americana, requer um bom domínio do idioma, para poder compreender bem tudo o que está sendo transmitido na TV, no rádio, entender o que se está falando nas ruas, poder ler o jornal ou livros na língua de Cervantes e poder ter uma boa vida social.

Além disso, estar em Barcelona, cidade que recebe milhares de turistas do mundo todo constantemente, estudando o espanhol, permitirá fazer novas amizades, ter uma boa comunicação com os próprios habitantes espanhóis bem como com outros turistas hispano-falantes. Vale destacar que na Europa, o turista que não souber falar inglês poderá se comunicar sem dificuldade em espanhol!

Outro fator importante é a localização da capital catalã, pois em questão de poucas horas é possível visitar cidades francesas próximas, pegar um trem e chegar em Madrid em duas horas, ou pegar um avião e fazer uma espécie de ‘ponte-aérea’ para Lisboa. Afinal de contas, na Europa tudo fica perto e há diversas formas de se locomover: avião, trem, ônibus, carro.

E o mais importante: sendo Barcelona uma cidade sustentável, a vida lá acontece de outra forma, a sua alimentação poderá ser bem melhor e você poderá aprender muito sobre sustentabilidade.

Além disso tudo, em Barcelona há uma escola, Expanish, onde aprender espanhol é divertido. Segundo comentários de alunos que já passaram por ali, eles conseguiram aprender o espanhol de uma maneira divertida, intensa e consciente:

Foi incrível, porque logo no primeiro dia eu já estava conseguindo falar algumas frases com o professor sem sentir vergonha, porque todos estávamos na mesma situação e ele nos fez sentir realmente em casa!”, nos contou Pedro, um jovem brasileiro que hoje está trabalhando com sucesso na Espanha.

Aninha, estudante de arquitetura na Espanha, disse que ter aprendido espanhol nessa escola a ajudou muito a desenvolver assim que chegou a Barcelona: “eu conseguia fazer me entender bem no supermercado, sabia como pedir as coisas e pude me comunicar rapidamente com os meus vizinhos no prédio; assistir televisão ficou mais fácil e, claro, agora tudo é bem mais simples na faculdade, porque rapidamente consegui entender o que os professores falavam!”

É evidente que aprender um idioma no lugar onde esse idioma é a íngua oficial, é fundamental para aprender melhor e mais rapidamente. Afinal de contas, uma coisa é você estar em Barcelona como turista, conhecendo lugares maravilhosos como o Montjuic, a maravilhosa igreja da Sagrada Família, o espetacular e histórico bairro Gótico e ainda assistir shows de flamenco, se deliciar com as gostosas e famosas tapas espanholas e curtir um show gastronômico no Mercado da Boqueria… do que viajar para Barcelona com a intenção de morar lá ou de passar uma longa temporada a procura de trabalho ou tentando fazer uma pós-graduação.

Qualquer uma dessas últimas opções exige que você domine muito bem o espanhol. Como turista você até pode se defender um pouco com o ‘portunhol’ e, mesmo assim, passar por uma situação constrangedora, pois há palavras que em português têm um determinado significado, e em espanhol podem representar um palavrão ou uma grosseria, e vice versa…

escola de espanhol em barcelona foto 2

Então, enquanto você estiver estudando em uma escola de espanhol em Barcelona, tenha muito presente as seguintes recomendações, para ter sucesso absoluto na sua empreitada:

  1. Muita paciência. O português e o espanhol são línguas muito semelhantes, mas existem muitas diferenças. É necessário ter, além de paciência, muita atenção e ir passo após passo.
  2. Assista séries em espanhol para treinar o seu ouvido. No início será difícil de compreender, é verdade. Mas você não pode desistir, aos poucos, irá se acostumando e entendendo que nada é impossível! Uma boa ideia é assistir um filma que você já tenha visto e cujo argumento conheça muito bem. Dessa forma, você poderá prestar mais atenção à língua, já sabendo o que é que está acontecendo na cena.
  3. Ouça música em espanhol: Joan Manuel Serrat, Joaquín Sabina, Julio Iglesias, Alejandro Sanz, David Bisbal… são só alguns exemplos. É questão de gostos. O importante é ouvir a letra sendo cantada em espanhol. É muito gostoso de aprender assim!

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/07/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.