EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Um mundo mais urbanizado e com menor população global

 

Um mundo mais urbanizado e com menor população global, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“A melhor maneira de lutar contra o aquecimento global é concentrar a população global
nas cidades, mas em cidades menores, com mais áreas verdes, com agricultura
urbana e com uma economia sustentável, aumento das áreas anecúmenas
e com regeneração ecológica do mundo” ALVES (27/01/2021)

Além da emergência sanitária, o mundo vive uma emergência climática e ecológica. Mas o problema ambiental não está simplesmente nas cidades, e sim no crescimento demoeconômico global. Entre 1950 e 2020 a população mundial aumentou mais de 3 vezes (de 2,5 bilhões para 7,8 bilhões de habitantes), mas o PIB aumentou 13 vezes e a renda per capita aumentou 4,1 vezes em 70 anos, conforme mostra o gráfico abaixo.

crescimento da economia população e renda per capita mundial

 

Isto significa que há mais pessoas com maior poder de compra. Significa que aumentou a produção e o consumo da humanidade. Significa que aumentou a extração de recursos naturais, aumentou a poluição e aumentou a destruição dos ecossistemas. Este processo caracterizado no perverso modelo “Extrai-Produz-Descarta” (Cavalcanti, 2012) é que causa o aquecimento global e a perda de biodiversidade.

Junto com este processo de crescimento demoeconômico houve também o crescimento das cidades. A taxa de urbanização global estava em 30% em 1950, superou 50% em 2008 e deve atingir 70% em 2050, conforme o gráfico abaixo. Por isto, muitas pessoas colocam a culpa dos problemas ambientais nas cidades. Porém, toda a população urbana global ocupa, para moradia, uma área de somente 3% do território terrestre. O que torna destrutivo o impacto urbano é a produção e o consumo de alimentos, de carne animal, de madeira, de água, de energia, etc. A humanidade já ocupa a grande maioria do espaço da Terra com as atividades antrópicas e o impacto vem das cidades e de fora das cidades.

população urbana absoluta e relativa no mundo

 

O Gráfico abaixo do relatório, Global Environment Outlook, GEO-6, da UNEP, mostra que havia 10 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes em 1990, passou para 28 cidades em 2014 e deve chegar a 41 cidades em 2030. As cidades com 500 mil habitantes ou mais eram 294 em 1990, passou para 525 em 2014 e deve alcançar 731 cidades em 2030.

crescimento das megacidades no mundo

 

Existe um grande debate acadêmico se é melhor espalhar a população pela área rural e pelas pequenas cidades ou concentrar a população em megacidades – megalópoles. Os dados científicos indicam que o impacto ambiental do espraiamento é maior do que da concentração urbana. Por exemplo, o impacto ambiental de Los Angeles é maior do que o de Nova York. Ou seja, o crescimento dos subúrbios de alta renda são mais prejudiciais ao meio ambiente do que cidades altamente concentradas como Nova York, Tóquio ou Xangai. Nestes sentido, a urbanização traria menos impactos do que a não urbanização.

Mas no artigo “Global multi-model projections of local urban climates” de Lei Zhao et. al., publicado na revista Nature Climate Change, em 04/01/2021, os autores mostram que as grandes cidades do mundo podem chegar a um aquecimento de 4,4º C – muito acima da média global – devido às ilhas de calor. Isto provocaria uma mortalidade grande, pois o ser humano, assim como os demais mamíferos, não suportam temperaturas muito altas.

Desta forma, o mundo está numa encruzilhada, pois o espalhamento da população traz mais destruição ambiental, mas a concentração em megalópoles de mais de 30 milhões de habitantes vai gerar ilhas de calor e provocar grande mortandade. Na minha opinião, a solução está em aumentar a taxa de urbanização e diminuir a população global. Ou seja, a maior parte da população mundial vai viver em cidades, mas as cidades deverão diminuir com o decrescimento demoeconômico.

Desta forma, cidades sustentáveis, com redução do padrão de produção e consumo poderia abrir espaço para a restauração dos ecossistemas. Existem estudos mostrando que o plantio de 3 trilhões de árvores poderia evitar o aquecimento global acima de 1,5º C. A recomendação da campanha “Uma Criança, um Planeta” é que cada casal gere apenas uma criança e plante muitas árvores.

O mundo já passa por uma transição demográfica e vários países e regiões do Planeta vão ter um grande decrescimento. A Europa já apresenta tendência de queda populacional há bastante tempo. A Rússia tem hoje uma população menor do que na época da URSS. O Japão deve ter a sua população reduzida pela metade até o ano 2100. A China deve perder mais de 400 milhões de habitantes até o fim do século e o Brasil deve perder cerca de 50 milhões de habitantes entre 2040 e 2100.

Assim, a tendência do século XXI é de redução da população (com exceção da África Subsaariana) e de aumento da urbanização.

A perspectiva futura é de menos pessoas e uma população mais concentrada nas cidades médias e grandes. Isto abre espaço para aumentar o número de árvores e espalhá-las pela superfície da Terra.

José Eustáquio Diniz Alves
Doutor em demografia, link do CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

 

Referências:

ALVES, JED. O mundo mais urbanizado e as cidades virando saunas, Ecodebate, 27/01/2021
https://www.ecodebate.com.br/2021/01/27/o-mundo-mais-urbanizado-e-as-cidades-virando-saunas/

ALVES, JED. Mais árvores e menos gente, Ecodebate, 02/10/2019
https://www.ecodebate.com.br/2019/10/02/mais-arvores-e-menos-gente-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

ALVES, JED. A urbanização e o crescimento das megacidades, Ecodebate, 22/04/2015
http://www.ecodebate.com.br/2015/04/22/a-urbanizacao-e-o-crescimento-das-megacidades-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/

CAVALCANTI, Clóvis. Sustentabilidade: mantra ou escolha moral? Uma abordagem ecológico-econômica. SP, Estudos avançados 26 (74), 2012
http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n74/a04v26n74.pdf

Lei Zhao et. al. Global multi-model projections of local urban climates. Nature Climate Change, 04 January 2021
https://www.nature.com/articles/s41558-020-00958-8

UNEP, Global environment outlook, GEO-6, healthy planet, healthy people, 2019
https://wedocs.unep.org/handle/20.500.11822/27539

George Martine, Jose Eustáquio Alves, Suzana Cavenaghi. Urbanization and fertility decline: Cashing in on Structural Change, IIED Working Paper. IIED, London, December 2013. ISBN 978-1-84369-995-8 https://pubs.iied.org/10653IIED/
https://pubs.iied.org/pdfs/10653IIED.pdf

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.