EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Nova análise indica subcontagem das emissões de metano da pecuária norte-americana

 

Nova análise indica subcontagem das emissões de metano da pecuária norte-americana

As emissões de metano do gado norte-americano podem ser rotineiramente subestimadas, de acordo com uma nova análise feita por pesquisadores da NYU e da Universidade Johns Hopkins.

As emissões de metano do gado norte-americano podem ser rotineiramente subestimadas, uma nova análise feita por pesquisadores da Universidade de Nova York e da Universidade Johns Hopkins. O trabalho também observa que nos países em desenvolvimento, onde a pecuária está se tornando cada vez mais industrializada, as emissões de metano podem aumentar mais do que o esperado.

Essas avaliações são baseadas em uma revisão , publicada na revista Environmental Research Letters , de oito estudos existentes.

O metano é um gás do aquecimento global ainda mais poderoso do que o CO2. Sua quantidade e tempo de vida na atmosfera são menores do que o CO2, mas as quantidades ainda estão aumentando, de acordo com relatórios recentes . As Nações Unidas recomendaram, em um estudo de maio de 2021 , que reduzir as emissões de metano é uma forma altamente eficaz de reduzir rapidamente o aquecimento global.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) relata essas emissões em um inventário nacional de gases de efeito estufa todos os anos, usando modelos complexos. Mas, escrevem os pesquisadores, os métodos existentes que a EPA e outras agências internacionais usam para estimar as emissões de metano de animais não são corroborados pela medição das concentrações do gás no ar.

Essa omissão é significativa.

Alguns estudos anteriores monitoraram o metano diretamente no ar usando torres altas, aviões e satélites, coletados acima e a favor do vento de instalações de produção animal. A recente análise do Environmental Research Letters compilou e revisou vários desses estudos atmosféricos na América do Norte na última década. Esses estudos encontraram consistentemente mais metano do que a EPA e outras agências esperavam vindo da pecuária, em quantidades que variam de 39 por cento a 90 por cento mais altas do que o estimado anteriormente.

“Em 2013, descobrimos que as emissões atmosféricas de metano eram mais altas da pecuária e das regiões produtoras de petróleo e gás do que a EPA estava relatando”, diz Scot Miller, professor assistente da Universidade Johns Hopkins e coautor do artigo Environmental Research Letters . “Desde então, os modelos e as medidas atmosféricas não parecem muito mais próximos de um acordo. É cada vez mais provável que as emissões de metano de animais de criação possam ser maiores na América do Norte do que frequentemente relatado. ”

O metano vem da digestão de vacas e ovelhas, bem como de estoques de esterco de todos os animais de criação. Nos Estados Unidos e Canadá, a produção animal é quase totalmente divorciada de outras práticas agrícolas, como a produção agrícola. Porcos e galinhas são criados em galpões lotados e seu estrume é armazenado em grandes estoques. As vacas leiteiras são amontoadas em salas de ordenha e produzem mais esterco do que algumas cidades pequenas.

Essas mudanças industrializadas na criação de animais permitem que os produtores usem menos alimentos como feno, milho e soja, o que significa menos recursos necessários nas fazendas. Há muito tempo que a comunidade científica acredita que isso também se traduz em menores emissões de gases de efeito estufa.

“Os produtores de carne e laticínios da América do Norte costumam apregoar melhorias em sua eficiência, alegando que rações concentradas e confinamento reduziram muito as emissões de gases de efeito estufa nas últimas décadas”, observa Matthew Hayek, professor assistente do Departamento de Estudos Ambientais da NYU e coautor do papel. “Nossas descobertas colocam essas afirmações em dúvida. Vacas individuais podem arrotar e emitir menos, mas isso não se traduz necessariamente em rebanhos inteiros e armazéns de animais confinados e seus estoques de esterco, emitindo menos. ”

Essas avaliações também têm importância internacional, observam os autores. Desde a reinserção no Acordo de Paris em 2021, os EUA estão se preparando para reduzir as emissões de todos os gases de efeito estufa, incluindo os da pecuária.

“Esta pesquisa indica a necessidade de reexaminar ou melhorar os métodos de relato do metano, que são essenciais para monitorar o progresso ao longo do tempo”, diz Hayek.

Outros países também podem ter motivos para preocupação no futuro. Por exemplo, em toda a Ásia, o consumo de carne e laticínios está aumentando, e essa produção está se tornando cada vez mais industrializada, mostra um relatório investigativo de 2020 . A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação previu anteriormente que as emissões de animais do Leste e Sudeste Asiático atingirão o pico por volta de 2030 porque a eficiência tecnológica ao estilo dos EUA na Ásia poderia reduzir as emissões posteriormente.

As descobertas relatadas nas Cartas de Pesquisa Ambiental , no entanto, indicam que as emissões podem, na verdade, continuar a aumentar até o ano de 2050.

“Isso prejudicaria ainda mais as metas internacionais de limitar o aquecimento global, ultrapassando 1,5 ° ou 2 ° Celsius ainda mais rapidamente do que o esperado”, disse Miller.

Os autores destacam o papel das agências internacionais, bancos de desenvolvimento e corporações em acelerar a transição para a produção agrícola animal industrial.

“Essa evidência sugere que os bancos e agências governamentais que estão financiando a expansão intensiva de instalações para animais podem estar aceitando mais riscos climáticos do que imaginam”, disse Hayek. “Os formuladores de políticas devem considerar as emissões de metano junto com uma gama de outras questões ambientais importantes decorrentes da produção concentrada de carne e laticínios, incluindo poluição da água e doenças infecciosas transmitidas por animais, para informar as políticas que orientam os sistemas alimentares em uma direção melhor.

Referência:

Matthew N Hayek and Scot M. Miller
Underestimates of methane from intensively-raised animals could undermine goals of sustainable development
Environmental Research Letters
DOI: https://doi.org/10.1088/1748-9326/ac02ef

 

Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de original da New York University

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/06/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.