EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O trânsito: o grande problema das cidades

 

210421 são paulo sem trânsito

O trânsito: o grande problema das cidades

São Paulo continua liderando o pior trânsito do Brasil

O aumento do trânsito nas grandes cidades do mundo é um problema que, no lugar de melhorar, parece até cada vez pior.

Alguns países tiveram que fazer campanhas para que as pessoas deixem de usar o carro e comecem a pegar a bicicleta ou moto para seu traslado.

Com o correr dos anos, a quantidade de carros aumenta nas vendas e o comércio dos carros cresce na maioria das cidades do mundo, o problema só tem solução se conscientizar as pessoas deixarem o automóvel de lado, não só pelo congestionamento de carros, mas também por ajudar ao meio ambiente. A poluição, por exemplo, é um dos mais perigosos fatores de contaminação do ar.

Falando do Brasil, São Paulo é uma das cidades do país que sofre com este problema há muitos anos. Não é fácil resolvê-lo porque seriam projetos a longo prazo. A capital paulista vem batendo recordes de congestionamentos de trânsito.

O aumento nas vendas de carros foi outro fator que agravou o problema, a venda de carros novos como usados em São Paulo esteve em crescimento. Por exemplo, os carros novos Volkswagen Saveiro 2021 são, por exemplo, um tipo de veículo que escolhe os brasileiros, e uma pickup que se adapta a terrenos mais complicados, tem um bom visual e o preço não é muito caro. O consumo deste tipo de veículo como  Volkswagen Saveiro 2021, é um clássico no mercado automobilístico brasileiro.

O povo paulista já sabe que os locais de estacionamento são muito poucos , criando o problema de onde deixar os carros no dia e na noite. São Paulo tem mais de 15 milhões de pessoas e as medidas do governo de incentivo para que as pessoas se mudem a outros lares perto da capital, não são suficientes.

O que fazer então?

Tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, que são as duas principais cidades do Brasil, os fatores de incremento de carros ano a ano e o jeito de ser das cidades, o motor de trabalho e de movimento, faz que a concentração de carros não deixe de aumentar. Nos últimos anos o Rio, por exemplo, fez meios de transporte público que fazem conexão com toda a cidade, tentando que o público deixe seu carro em casa e possa descomprimir o sistema vial.

Trens, metrôs, novas autovias, são investimentos necessários para ordenar e organizar o fluxo de trânsito na cidade. Além disso, fizeram novas autovias para ônibus urbanos que tentam melhorar a movimentação.

Mas mesmo que o congestionamento e o trânsito sejam complicados, o governo de São Paulo também resolveu reduzir a poluição do ar paulista. Uma medida que se tentou fazer é que se faça rodízio de carros. Dependendo do número final da placa do carro, vai ser o dia permitido para a circulação. O não cumprimento da lei pode resultar em multas desde 200 reais em diante.

As empresas, agora pela pandemia do Covid19, passaram a incentivar o home office para que as pessoas trabalhem desde casa e assim não saiam todos os dias. Reduzir o movimento no centro paulista é uma das medidas necessárias.

Outro fator importante é que as pessoas tentem mudar para perto do local do trabalho, da escola dos filhos e assim pode se trasladar caminhando e sem carro. Assim como incentivar o uso do metrô, são coisas que tem a ver com o trânsito.

Não só se fala da quantidade de carros que se compra, também se fala dos riscos de acidentes de trânsito originados pela quantidade de veículos. Outro motivo de acidentes é o aumento da velocidade. O governo tem que fazer ainda mais investimento para ter melhoras na circulação na cidade. Como fez o Rio, com as novas vias do Metrô e as ciclovias, São Paulo terá que fazer o mesmo para poder ter controle da situação. Entre as multas, infrações, investimento em autovias, a renovação de transporte público e fazer campanha educativa, são necessárias, não só pelo fato de ter a cidade com mais carros na rua ano após ano, mas também pela poluição que causa no ambiente.

Para melhorar a qualidade de vida, não só o governo é quem tem que fazer novas inovações, também as pessoas devem evitar o uso de carros se tem meios de transporte público perto da sua casa ou trabalho.

210421 vw

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/04/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.