EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

7 plantas que atraem sorte, proteção e prosperidade para cultivar no seu jardim

 

7 plantas que atraem sorte, proteção e prosperidade para cultivar no seu jardim

 

planta jade

Planta-jade / Pixabay

Embora grande parte dos apaixonados por plantas as cultive pela atração das suas belas folhagens ou pelas flores e frutos que produzem, existem aqueles que consideram que algumas espécies podem atrair boa sorte, saúde, riqueza e ainda proteger o ambiente.

De fato, diferentes culturas designam significados para determinadas plantas e flores que as associam à energia positiva, harmonia e sabedoria. O Feng Shui, técnica milenar chinesa usada para harmonizar espaços e melhorar a energia vital das pessoas, oferece uma visão de como as plantas podem trazer uma generosa dose de bons fluídos e ainda ajudam a fazer uma incursão para manter o equilíbrio ecológico.

Outro exemplo pode ser visto no Japão com a florada das cerejeiras (sakura), que tem um significado cultural profundo. A flor nacional do país já se tornou um ícone reverenciado em todo o mundo, não apenas pela sua beleza impressionante, mas por simbolizar a vida, a morte e a renovação. A temporada de florescimento é poderosa, gloriosa e inebriante, mas tragicamente curta – um lembrete visual da natureza fugaz da vida.

Se você quiser trazer um pouco de sorte e significado para o seu jardim, obviamente pode pensar que terá que procurar um trevo de quatro folhas ou plantar uma cerejeira e esperar pela sua florada. Mas existem outras maneiras de acrescentar bons fluídos em sua área verde. E não se preocupe se você apenas começou a explorar as maravilhas deste conceito inócuo, pois provavelmente já conhece ou até possui algumas destas espécies na sua casa.

Abaixo estão sete plantas poderosas que podem ser cultivadas por você para dar sorte e purificar o ar, seja em um extenso jardim com canteiros ou em pequenos vasos na sua varanda.

1. Bambu-da-sorte

Novamente a cultura asiática é referência quando se trata de sorte, harmonia e prosperidade. Alguns amuletos, objetos, números da sorte e espécies de plantas chinesas são tão especiais que ganharam adeptos em todas as partes do mundo. O Bambu-da-sorte, ou Dracaena sanderiana (nome botânico) é um dos representantes mais conhecidos dessa simbologia milenar.

Na língua original, os chineses o chamam de ‘Fu Gwey Zhu’, composição de palavras que significam: Fu – sorte e fortuna; Gwey – poder e honra; e Zhu – Bambu. Ideal para o cultivo em áreas internas, esta planta mística nutre experiências de vida positivas, e traz uma energia muito pacífica e sábia para a sua casa, principalmente quando é recebida como um presente.

2. Lírio-da-paz

Esta planta de verde brilhante com lindas flores brancas, de nome científico ‘Spathiphyllum wallisii’, é considerada uma espécie associada à prosperidade, paz e simpatia. Além de ajudar quem as cultiva a prosperar, ela tem a capacidade de limpar todos os tipos de contaminantes ambientais, melhorando significativamente a qualidade do ar.

Os lírios-da-paz são ótimos para embelezar seu escritório, criando uma sensação de calma durante um dia agitado, ou para proporcionar tranquilidade à sua casa. Como um presente, os lírios são um sinal de boa vontade.

3. Árvore-do-dinheiro

Também conhecida como flor-de-abril, essa planta é frequentemente encontrada com o tronco trançado, o que simboliza a busca por dinheiro e sorte. As folhas da Dillenia indicam (nome científico) devem ter cinco ou mais folíolos para garantir prosperidade àqueles que as cultivam.

Além disso, se você quer adornar sua casa e garantir muita sorte, deve procurar as plantas que possuem três ou cinco troncos trançados juntos, evitando os de quatro. Esta árvore, se plantada no chão em condições de umidade adequada, florescerá e produzirá frutos comestíveis (conhecidos como maçã-de-elefante).

4. Planta-jade

As suculentas ocupam um capítulo à parte quando o assunto é sorte e boas energias para se manter em casa, pois simbolizam o crescimento e a renovação. Entre elas está a planta-jade, também chamada de bálsamo-de-jardim ou ainda Crassula ovata (nome botânico). Com suas pequenas folhas arredondadas que se assemelham à moedas, acredita-se que ela traga boa sorte aos seus proprietários. Por isso, muitas vezes elas são escolhidas como presente em inaugurações de novos negócios. A Jade, originária da África, pode ser cultivada dentro de casa ou em áreas de jardim, além de ser excelente para o uso na técnica do bonsai.

5. Aloe vera

Com muitas propriedades cosméticas e medicinais, a babosa ou Aloe vera (nome científico) também é um tipo de suculenta que possui um gel poderoso dentro de suas grossas folhas grossas. Não é de admirar que a planta seja considerada de muito boa sorte! Acredita-se que a babosa libere energia capaz de combater as más vibrações e a má sorte, principalmente se for cultivada na direção norte ou leste, de acordo com o feng shui.

6. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge ou Sansevieria trifasciata (nome científico) é originária da África e muito bem adaptada ao clima brasileiro. Acredita-se que é uma planta de boa sorte, pois tem a capacidade de absorver as impurezas do ar, eliminar toxinas. Ela também exala forte energia protetora aos residentes com o ‘Chi’ negativo.

7. Tulsi

Curiosamente chamada de manjericão-sagrado (nome científico: Ocimum tenuiflorum), essa planta é originária do subcontinente indiano e tem grande significado. É uma das ervas ayurvédicas (com propriedades medicinais) mais poderosas, comumente cultivada ao ar livre. De acordo com o hinduísmo e o budismo, traz saúde, riqueza e prosperidade. Além disso, também funciona como repelente natural de insetos. Cultivar a tulsi dentro de casa também é possível se você colocá-la perto de uma janela voltada para o sul ou oeste, mantendo o solo mais seco.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 20/04/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.