EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Tecnologia e Meio Ambiente: Inovações com propostas sustentáveis

 

 

Tecnologia e Meio Ambiente: Inovações com propostas sustentáveis

tecnologia

Imagem: Freepik

 

A união da tecnologia e meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento de inovações com propostas sustentáveis, impactando diretamente no futuro da humanidade.

 

Estabelecer cidades e comunidades sustentáveis é um dos objetivos de desenvolvimento da ONU e a tecnologia é uma importante aliada para atingir essa meta. A tecnologia e o meio ambiente andam juntos quando pensamos em futuro para humanidade e inovações com propostas sustentáveis são cada vez mais discutidas pela sociedade.

Anualmente, dezenas de produtos e ferramentas são desenvolvidas para que o mundo consiga utilizar os recursos naturais com cuidado, repondo aquilo que utilizou, para que a demanda não prejudique ainda mais a natureza.

Na esteira de inovações, é possível se deparar com conceitos que vão de casas inteligentes à redução da velocidade em que a obsolescência acomete nossos equipamentos, ideias que mostram que a tecnologia pode ser fundamental para cuidar do planeta.

Menos velocidade na obsolescência

Quando o documentário “A Conspiração da Lâmpada” foi lançado, em 2010, o grande público descobriu uma forma de trabalho utilizada em milhares de indústrias: a criação de produtos que são feitos para estragar.

O ramo da tecnologia se mostrou um dos principais agentes da chamada obsolescência programada e o documentário serviu como um incentivo para que as relações de consumo mudassem – tanto da parte das indústrias quanto dos consumidores.

Assim, várias empresas passaram a estudar formas de aproveitar ao máximo os produtos, seja aumentando a vida útil, reaproveitando materiais ou criando soluções digitais para problemas comuns.

Um exemplo está no cartão SD, um pequeno dispositivo que é utilizado como memória de smartphones, câmeras e outros periféricos. Sua estrutura frágil fazia com que ele fosse facilmente danificado, além de casos em que o cartão se corrompia e perdia os dados salvos.

Assim, desenvolvedoras como o Recoverit criaram formas para realizar a recuperação de SD. Ao recuperar fotos do cartão de memória, o usuário pode formatar o dispositivo, mantendo os arquivos que deseja e reaproveitando o cartão para usos posteriores.

recoverit

Imagem: Recoverit

Na prática, significa que o usuário ganha a possibilidade de resgatar os arquivos deletados, enquanto o dispositivo ganha uma vida útil maior, o que impacta na cadeia de produção ao diminuir a demanda por ter um melhor aproveitamento.

Avanço da energia limpa

Além da tecnologia ser aplicada em ferramentas que facilitam a nossa vida e aumentam a utilidade de um produto, ela é usada para o desenvolvimento de novidades que conseguem atingir uma grande parcela da população com mais rapidez.

Este é o caso da geração de energia limpa, que tem sido cada vez mais discutida por governos de vários países do mundo.

A energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis, o que faz com que poluentes não sejam lançados na atmosfera. O Brasil é um dos países com maior produção de energia limpa do mundo, uma vez que consegue aproveitar recursos como as águas e o vento.

Entretanto, essa não é a realidade de muitas nações, que ainda dependem da queima de combustíveis fósseis para ter eletricidade. Com a tecnologia, esse quadro deve mudar.

Muitos governos estudam formas de produzir energia sem o uso de combustíveis fósseis, mesmo em locais em que as fontes renováveis não são tão variadas quanto o Brasil.

Além disso, a sociedade está cada vez mais envolvida no debate e consciente de suas escolhas. Painéis solares ultra sensíveis já são instalados em casas para que uma família consiga gerar sua própria energia.

energia solar

Imagem: Freepik

Casas inteligentes

A procura da sociedade por meios de colaborar com os cuidados com a natureza fez com que inovações com propostas sustentáveis chegassem aos lares de milhares de famílias, como o conceito de casa inteligente.

Uma casa inteligente é aquela que conta com uma série de soluções integradas, que utilizam a tecnologia da informação para seu funcionamento. Alguns exemplos são as lâmpadas e eletrodomésticos que podem ser desligados, à distância, pelo smartphone.

Outras ideias interessantes são as tomadas capazes de reduzir o consumo de energia elétrica e até chuveiros que liberam a água somente em alguns momentos do banho.

A demanda por esse tipo de tecnologia residencial é tão alta que as projeções indicam um faturamento de mais de US$291 milhões em 2021.

Inovações com propostas sustentáveis

Quando a sociedade como um todo, com governantes e a população, discutem formas de proteger a natureza, a indústria se molda para atender a demanda, unindo tecnologia e meio ambiente.

Com as inovações com propostas sustentáveis todos saem ganhando e percebemos que é possível ter um consumo cada vez mais consciente e equilibrado. Uma ótima forma de cuidar dos recursos para um futuro melhor para a humanidade.

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/02/2021

 

A manutenção da revista eletrônica EcoDebate é possível graças ao apoio técnico e hospedagem da Porto Fácil.

Nota: Para receber atualizações pelo grupo de notícias do EcoDebate no WhatsApp, adicione o telefone 21 98682-4779 e, em seguida, envie uma mensagem com o texto ADICIONAR.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.