EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Antropoceno: a Era do Ecocídio

 

Antropoceno: a Era do Ecocídio

O mundo vive uma emergência sanitária, uma crise climática e um holocausto biológico

É triste pensar que a natureza fala e que a humanidade não a ouve”

Victor Hugo (1802-1885)

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

[EcoDebate] O Relatório Planeta Vivo 2020, divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), no dia 10 de setembro, mostra que o avanço do processo de crescimento contínuo da produção e consumo de bens e serviços ao bel-prazer da humanidade tem provocado uma degradação generalizada dos ecossistemas globais e gerado um ecocídio da vida selvagem que sempre existiu no planeta muito antes dos seres humanos.

Enquanto a população humana passou de 3,5 bilhões para cerca de 7,5 bilhões de habitantes, as populações de vertebrados silvestres, como mamíferos, pássaros, peixes, répteis e anfíbios, sofreram uma redução de 68% entre 1970 e 2016, conforme mostra o gráfico abaixo.

queda de 68% na população de animais selvagens no mundo entre 1970 e 2016

O mundo vive uma emergência sanitária, uma crise climática e um holocausto biológico. O relatório Planeta Vivo de 2020 aponta os sinais vermelhos que ameaçam os sistemas naturais vitais. O mundo precisa de uma profunda mudança cultural e sistêmica no sentido de valorizar a natureza. Isto não é simplesmente altruísmo, mas um meio para garantir a própria sobrevivência da humanidade.

A biodiversidade está diminuindo globalmente e a taxas sem precedentes em milhões de anos. A forma como produzimos e consumimos os alimentos e energia e o flagrante desprezo pelo meio ambiente enraizado nas atividades antrópicas, está levando o mundo natural aos seus limites. A covid-19, por exemplo, é uma manifestação clara de nosso relacionamento rompido com o meio ambiente.

A natureza está lançando um SOS. A humanidade precisa escutar o grito que vem da vida natural. Não apenas para garantir o futuro de tigres, rinocerontes, baleias, abelhas, árvores e toda a incrível diversidade de vida que compartilhamos e temos o dever moral de conviver em paz, mas porque ignorá-lo também coloca a saúde, o bem-estar e a prosperidade em perigo. Na verdade o futuro de quase 8 bilhões de pessoas também está em jogo.

O Relatório Planeta Vivo 2020 indica que há uma oportunidade para curar nossa relação com a natureza e mitigar os riscos de futuras pandemias, mas este futuro melhor começa com as decisões que governos, empresas e pessoas em todo o mundo adotam hoje. Os líderes mundiais deveriam tomar medidas urgentes para proteger e restaurar a natureza como uma base sólida para uma sociedade saudável e uma economia próspera.

The living Planet index

A WWF ainda acredita que temos uma chance de consertar as coisas, se houver um Novo Acordo entre a natureza e as pessoas, com a humanidade comprometendo-se a parar a degradação ambiental até o final desta década e construir uma economia e sociedade neutras em carbono e positivas para a ecologia.

José Eustáquio Diniz Alves
Colunista do EcoDebate.
Doutor em demografia, link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003298427606382

Referências:

ALVES, JED. Antropoceno e Colapso Sistêmico Global, SCRIBD, 27/06/2020

https://pt.scribd.com/document/467162867/Antropoceno-e-Colapso-Sistemico-Global

ALVES, JED. Os 25 anos da CIPD: Terra inabitável e o grito da juventude, Rev. bras. estud. popul. vol.36 São Paulo 2019 Epub Nov 04, 2019

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-30982019000100450&script=sci_arttext

ALVES, JED. A dinâmica demográfica global em uma “Terra inabitável”, Revista Latinoamericana de Población, Vol. 14 Núm. 26, dezembro de 2019

https://revistarelap.org/index.php/relap/article/view/239

ALVES, JED. Antropoceno e a Crise Sistêmica, CEPAT, 27/06/2020

https://www.youtube.com/watch?v=zMVyn0WyCaw&t=5589s

WWF. Living Planet Report, 2020

https://livingplanet.panda.org/en-gb/

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/09/2020

 

Saiba sobre Ecocídio, no canal do EcoDebate no Youtube

 

Nota da Redação: Em relação ao tema “Antropoceno” recomendamos que leia, também:

Antropoceno É Um Conceito Mais Correto Do Que Capitaloceno
Antropoceno: Principais Conceitos
Antropoceno: Emergência E Advertência Global
O Apartheid Ambiental É A Norma No Antropoceno
A Utopia Na Era Do Antropoceno
Antropoceno: A Era Do Colapso Ambiental
Frangos De Corte Modernos São Uma Característica Definidora Do Antropoceno
Ecocídio No Antropoceno: 60% Dos Animais Silvestres Foram Extintos Em 44 Anos
O Antropoceno É Um Alerta Sobre As Ações Humanas No Planeta
O Implacável Antropoceno X A Resiliência Ecossistêmica

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.