EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Frangos de corte modernos são uma característica definidora do Antropoceno

 

Frangos de corte modernos são uma característica definidora do Antropoceno

Antropoceno – Consumo de frangos sinaliza nova época geológica de acordo com pesquisa liderada pela Universidade de Leicester

University of Leicester*

 

pesquisa

 

Frangos de corte modernos são uma característica definidora do Antropoceno, de acordo com uma nova pesquisa feita pelo Dr. Carys Bennett e colegas da Universidade de Leicester, em conjunto com a Nottingham Trent University, a Universidade de Nottingham e a North West University, África do Sul.

O Antropoceno é a nova época geológica proposta que marca quando os impactos humanos em muitos dos processos geológicos da Terra se tornaram extremamente evidentes.

Esta nova pesquisa sugere que o Antropoceno será definido pela criação e consumo de frangos de corte modernos e associados futuros depósitos arqueológicos e geológicos.

O Dr. Bennett, membro honorário da Universidade de Leicester, disse: “Como as mais numerosas espécies de vertebrados terrestres do planeta, com uma biologia moldada por humanos, as galinhas modernas são um símbolo de nossa biosfera transformada”.

Frangos de corte modernos são identificáveis a partir de seus ancestrais devido à sua biologia modificada, e são o tipo de dados que os paleontólogos reconhecem quando procuram evidências de mudanças biológicas no ambiente.

Co-autor Professor Mark Williams, Professor de Paleobiologia da Universidade de Leicester, disse: “Essas galinhas são uma nova ‘morfoespécie’ artificialmente evoluída, o tipo de coisa que paleontólogos reconhecem, que reflete uma biosfera irreconhecível de seu estado pré-humano e agora dominada por consumo humano e uso de recursos “.

A pesquisa envolveu a comparação de frangos de supermercado padrão, dos quais existem hoje aproximadamente 23 bilhões no mundo, com os ossos de seus ancestrais datando da época romana.

O esqueleto, a química óssea e a genética de frangos de corte, que só sobrevivem ao seu ciclo de vida de seis semanas devido às condições tecnologicamente controladas das fazendas modernas, são radicalmente diferentes de seus ancestrais.

Co-autor Dr Alison Foster, ex-Assistente de Pesquisa de Pós-doutorado, da Universidade de Leicester, disse: “Desde a domesticação tem havido estranhas e belas raças de frango, mas o frango moderno é talvez a forma mais extrema de todos.

“A forma do corpo, a química óssea e a genética do frango de carne moderno são irreconhecíveis dos ancestrais selvagens e de qualquer coisa que possamos ver no registro arqueológico”.

A forma do corpo desses frangos mudou significativamente como resultado de sua reprodução seletiva nos últimos 70 anos, período em que houve um crescimento dramático na demanda por proteína com baixo teor de gordura.

A razão pela qual a química óssea desses frangos mudou tanto é em grande parte resultado da globalização da distribuição de alimentos e de sua dieta associada.

Co-autor Ben Coles, professor de Geografia Humana, da Universidade de Leicester, que pesquisa os fatores sociais e econômicos por trás deste fenômeno, disse: “A comida que eles comem inclui soja, milho, trigo e peixe, que provavelmente viajou do outro lado do globo e está incorporado em um sistema alimentar globalizado, ambos associados ao agronegócio e implicado em seus efeitos ”.

Esta dieta é muito diferente da tradicional galinha de quintal que teria sido alimentada com restos de cozinha local. Em termos evolutivos, mudanças na biologia desses frangos de corte modernos ocorreram com extrema rapidez.

Professor Jan Zalasiewicz, Professor de Paleobiologia da Universidade de Leicester, acrescentou: “Geralmente, leva milhões de anos para que a evolução ocorra, mas aqui foram necessárias apenas algumas décadas para produzir uma nova forma de animal que tenha o potencial de se tornar uma espécie de marcador.” o Antropoceno – e o enorme número desses ossos de galinha descartados em todo o mundo significa que estamos produzindo um novo tipo de fóssil para o futuro registro geológico “.

Referência:

The broiler chicken as a signal of a human reconfigured biosphere
Carys E. Bennett , Richard Thomas , Mark Williams , Jan Zalasiewicz , Matt Edgeworth , Holly Miller , Ben Coles , Alison Foster , Emily J. Burton and Upenyu Marume
Published:12 December 2018 https://doi.org/10.1098/rsos.180325

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/12/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.