EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estudo estima que há pelo menos 10 vezes mais plástico no Atlântico do que se pensava

 

poluição plástica nos oceanos
Foto: University of Tasmania

Estudo estima que há pelo menos 10 vezes mais plástico no Atlântico do que se pensava

A massa de microplásticos ‘invisíveis’ encontrados nas águas superiores do Oceano Atlântico é de aproximadamente 12-21 milhões de toneladas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Nature Communications.

The National Oceanography Centre (NOC)*

Significativamente, esse valor é apenas para três dos tipos mais comuns de lixo plástico em uma faixa de tamanho limitada. Ainda assim, é comparável em magnitude às estimativas de todos os resíduos de plástico que entraram no Oceano Atlântico nos últimos 65 anos: 17 milhões de toneladas. Isso sugere que o suprimento de plástico para o oceano foi substancialmente subestimado.

A autora principal do artigo, Dra. Katsiaryna Pabortsava, do National Oceanography Center (NOC), disse “Anteriormente, não podíamos equilibrar a massa de plástico flutuante que observamos com a massa que pensávamos ter entrado no oceano desde 1950. Isso ocorre porque estudos anteriores não haviam medido as concentrações de partículas microplásticas “invisíveis” abaixo da superfície do oceano. Nossa pesquisa é a primeira a ter feito isso em todo o Atlântico, do Reino Unido às Malvinas .

O co-autor, Professor Richard Lampitt, também do NOC, acrescentou “se assumirmos que a concentração de microplásticos que medimos a cerca de 200 metros de profundidade é representativa daquela na massa de água até ao fundo do mar abaixo com uma profundidade média de cerca de 3000 metros , então o Oceano Atlântico pode conter cerca de 200 milhões de toneladas de lixo plástico nesta categoria limitada de tipo e tamanho de polímero. Isso é muito mais do que se pensava ter sido fornecido. “

“Para determinar os perigos da contaminação do plástico para o meio ambiente e para os humanos, precisamos de boas estimativas da quantidade e das características desse material, como ele entra no oceano, como se degrada e o quão tóxico é nessas concentrações. Este artigo demonstra que os cientistas tiveram uma compreensão totalmente inadequada até mesmo do mais simples desses fatores, quanto existe, e parece que nossas estimativas de quanto é despejado no oceano foram enormemente subestimadas ”.

Pabortsava e Lampitt coletaram suas amostras de água do mar durante a expedição da 26th Atlantic Meridional Transect em setembro a novembro de 2016. Eles filtraram grandes volumes de água do mar em três profundidades selecionadas nos 200 metros superiores e detectaram e identificaram contaminantes plásticos usando espectroscopia de última geração técnica de imagem. O estudo focalizou o polietileno, o polipropileno e o poliestireno, que são os tipos de plástico mais proeminentes comercialmente e também os de maior lixo.

Este estudo se baseia na pesquisa de ponta do NOC sobre contaminação marinha por plásticos, que visa compreender melhor a magnitude e a persistência da exposição a plásticos e os danos potenciais que ela pode causar. Este trabalho foi apoiado pelo programa EU H2020 AtlantOS e pelo NOC. O programa AMT foi apoiado pela Capacidade Nacional do Conselho de Pesquisa de Meio Ambiente do Reino Unido como financiamento para o Laboratório Marinho de Plymouth e o NOC.

Referência:

Pabortsava, K., Lampitt, R.S. High concentrations of plastic hidden beneath the surface of the Atlantic Ocean. Nat Commun 11, 4073 (2020). https://doi.org/10.1038/s41467-020-17932-9

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

Do The National Oceanography Centre (NOC), in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/08/2020

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.