EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Webconferência aborda a importância da conservação da agrobiodiversidade para a soberania alimentar

 

José Nestor Lourenço, pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, profere palestra, por meio de webconferência, sobre “Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar nas Comunidades”, no dia 10 de julho, das 16h às 17h30, horário de Brasília (15h às 16h30 no horário de Manaus).

A palestra é promovida pelo Centro Regional de C&T em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na Região Norte (CTSSAN Norte), coordenado pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e faz parte de uma série de webconferências que ocorrerão durante o ano nessa área. Para participar da palestra é só acessar o link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/sigssan-norte.

Na palestra serão abordados temas relacionados à conservação, manejo e uso da agrobiodiversidade em comunidades rurais amazônicas. Esse processo garante a continuidade da geração/evolução da variabilidade genética necessária para atender às demandas ambientais, econômicas e socioculturais, presentes e futuras.

De acordo com Lourenço, a diversidade genética, manejado por populações tradicionais e por agricultores familiares, conservada no campo, é fruto de um longo e diversificado processo de seleção, adaptado à realidade local. Apesar de sua importância, segundo o pesquisador, ainda carece de reconhecimento e de esforços especiais voltados à sua conservação e valorização.

Essa diversidade é expressa em uma infinidade de cultivares tradicionais de mandioca, milho, feijão, amendoim, plantas frutíferas, medicinais, entre outras, que apresentam múltiplas adaptações às mais diferentes condições ambientais (solo e clima, por exemplo) em associação com as mais diversas representações e práticas culturais.

A palestra integra a NutriSSAN, uma plataforma tecnológica de comunicação, interação virtual e cooperação em rede e se incorpora às estratégias de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) como uma ferramenta de apoio na articulação e integração entre pesquisadores, extensionistas, estudantes e sociedade. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a organização social Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Por Fernando Goss
Jornalista – Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amazônia Ocidental

 
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/07/2020

 

Para pesquisar mais sobre este tema ou outros, use a ferramenta de pesquisa

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.