EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Tratamentos comuns usados no gado podem causar danos ambientais, revela novo estudo

 

Tratamentos comuns usados no gado podem causar danos ambientais, revela novo estudo

Especialistas enfatizaram a necessidade urgente de encontrar alternativas para produtos anti-ectoparasitários amplamente utilizados em bovinos, seguindo os resultados de um estudo recém-publicado em Environmental Toxicology and Chemistry.

University of Sussex*

Pesquisadores da Universidade de Sussex analisaram um conjunto de evidências publicadas sobre o impacto ambiental dos anti-helmínticos – produtos usados contra vermes e agentes antiparasitários, amplamente aplicados em todo o mundo. Eles descobriram que, em todas as classes de medicamentos, os produtos estavam tendo um impacto devastador nos besouros de estrume – espécies que são presas vitais para uma variedade de espécies de morcegos e aves.

O estudo realizado por Domhnall Finch e pela professora Fiona Mathews também descobriu que alguns dos produtos atraíam ativamente besouros adultos, antes de prejudicar o desenvolvimento de suas larvas.

Besouros de estrume são comumente predados pelo morcego serotino, apontado como Vulnerable to Extinction na nova Lista Vermelha Britânica; o maior morcego-ferradura, protegido pelo direito europeu por causa de seu perigoso estado de conservação em toda a Europa; e o Nightjar e o Chough, ambos protegidos pela Lei da Vida Selvagem e do Campo de 1981. O Nightjar recebeu um status ambarino de conservação no Reino Unido .

O estudo, publicado na revista Environmental Toxicology and Chemistry, destacou o impacto particularmente negativo sobre as larvas de escaravelhos de tratamentos de despejo – a forma mais comum de aplicação. Também revelou que um dos produtos mais utilizados, o agente antiparasitário Ivermectina, é extremamente tóxico. Esses tratamentos estão disponíveis para compra na maioria dos países da UE sem o envolvimento de um veterinário.

Mas os autores enfatizam que são necessárias mais pesquisas sobre outros tipos de tratamento e medicamentos mais recentes, a fim de determinar os efeitos exatos de cada um.

Os resultados são particularmente oportunos, pois ocorrem apenas alguns meses depois que o governo anunciou que não estaria financiando extensões para acordos de administração orgânica de nível superior na Inglaterra. Isso significa que as fazendas que atualmente evitam o uso de inseticidas serão confrontadas com uma escolha difícil no futuro.

Os próprios escaravelhos fornecem importantes serviços ecossistêmicos para os agricultores. Ao garantir que o esterco seja eliminado do pasto rapidamente, eles ajudam a controlar as moscas das pragas e também permitem o rápido crescimento da grama através da ciclagem de nutrientes, aeração do solo e remoção do esterco. A presença de besouros de esterco também demonstrou reduzir a prevalência de infecções por nematóides em bovinos em 55 a 89% (Fincher 1975) e moscas de pragas em 58% (Benyon et al. 2015). Somente no Reino Unido, estima-se que esses serviços excedam £ 350 milhões por ano.

Referência:

Implications of Endectocide Residues on the Survival of Aphodiine Dung Beetles: A Meta-Analysis
Domhnall Finch Henry Schofield Kevin D. Floate Laura M. Kubasiewicz Fiona Mathews
First published:17 March 2020 https://doi.org/10.1002/etc.4671

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/03/2020

[cite]

 

PUBLICIDADE




 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate com link e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.