EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mina Guaíba, no RS : Carvão de Troia, artigo de Montserrat Martins

 

Projeto Mina Guaíba
Projeto Mina Guaíba www.projetominaguaiba.com.br

Mina Guaíba, no RS : Carvão de Troia, artigo de Montserrat Martins

[EcoDebate] Em época de mortes de pessoas e rios, decorrentes da mineração, surge a proposta de “desenvolvimento econômico” para o RS com a Mina Guaíba que, perto da divisa entre Charqueadas e Eldorado do Sul, promete “novas tecnologias” e afirma que, ao contrário de Brumadinho, “não tem barragem”.

Os riscos de contaminação da água do Jacuí – e de toda bacia do Guaíba – são graves e preocupantes. A população em geral desconhece, o mais dramático no tratamento da água é a retirada de micropartículas de dejetos minerais, pois além de ser extremamente difícil que elas sejam filtradas, o seu efeito no corpo humano é cancerígeno.

Na Mina Guaíba, pelo projeto em processo de licenciamento junto à Fepam, é possível prever duas formas de contaminação da água. A primeira é a da água das chuvas sobre as chamadas “pilhas secas” que será canalizada pela empresa para desaguar 9 km adiante, no próprio Rio Jacuí, levando junto inevitavelmente uma parte do pó do carvão extraído. A segunda é no rejeito enterrado com previsível contaminação dos lençóis freáticos – que por sua vez também chegam ao rio.

Consta que o método é enterrar os rejeitos nas próprias cavas do carvão extraído, prevendo-se então “rebaixamento do lençol freático”. A mineradora Copelmi promete que os rejeitos ficarão contidos “como que numa panela” com uma camada de “rochas impermeáveis” montada no solo abaixo dos rejeitos. Traduzindo, ao invés de barragens a céu aberto as novas barreiras estariam num “solo subterrâneo”, acima de um lençol freático rebaixado. A extensão de tal barreira “impermeável” abaixo do solo é de mais de 2 mil hectares, que é a área escavada do total de 4,5 mil ha do empreendimento.

O projeto prevê maravilhas, começando por mil empregos diretos (que chegariam a cinco mil com os indiretos) e funcionamento de vinte e trinta anos. Geraria bilhões para a economia gaúcha e impostos municipais, estaduais e federais que socorreriam as finanças públicas.

Façamos os cálculos, quantos bilhões Porto Alegre e o RS já gastaram para tratar a água do Guaíba? E para embelezamento da Orla? Pois a etapa seguinte seria um “Polo Carboquímico”, onde além da água também nosso ar passa a ser ameaçado. Quando você passa pela BR 101 em Tubarão, já reparou como fica o ar naquela cidade? Qual o custo do tratamento de saúde, no futuro, de mil funcionários trabalhando em uma mina de carvão? Após duas a três décadas, quando as minas forem fechadas, seguirá havendo alto custo de manutenção, quem vai arcar com isso?

Mina Guaíba. Se fizermos os cálculos, o lucro será privado e os prejuízos, públicos. É um Cavalo de Troia em forma de carvão que nos ofertam.

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Médico

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/05/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.