Agricultura orgânica: grupo de mulheres revela o casamento da faceta da raiz cultural às sementes crioulas

 

Crédito da foto: Sucena Shkrada Resk Por Sucena Shkrada Resk 

A entrevistada desta semana, do Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk, é a agricultora familiar pernambucana Vilma Martins (terceira à direita na foto), radicada em São Paulo, que integra a composição feminina do Grupo de Agricultores Urbanos (GAU) – Culinária e Agricultura Orgânica, em União da Vila Nova – São Miguel Paulista, na capital, hoje composto por nove mulheres. A maioria são migrantes vindas do Nordeste e carregam esta raiz identitária nas práticas no campo e na culinária com benefício à saúde, com o cultivo de sementes crioulas e a manutenção de um viveiro-escola, no qual passam seus ensinamentos,  por meio da prática do processo da agricultura orgânica.

Mais recentemente, essas agricultoras deram início à faceta empreendedora, ao se enveredarem na gastronomia, oferecendo receitas peculiares, como esfihas, biscoitos, massas, pães e saladas, com Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e outras ervas e legumes. Como ela destaca, é um processo de muitos anos que une conservação ambiental e a auto-estima, por meio da promoção da conservação ambiental com a prática da agrofloresta, da promoção da alimentação saudável, da cultura e geração de renda.

Ouça o depoimento de Vilma sobre esta história cativante destas brasileiras concedido neste domingo (24/3), durante um bate-papo que tivemos quando fui conhecer a banca do grupo, na Feira de Orgânicos promovida no Sesc Paulista.

#Podcast Blog Cidadãos do Mundo:

Crédito da foto: Sucena Shkrada Resk
Legenda: Vilma (terceira à direita) ao lado de outras agricultoras do grupo – Léia (de branco) e Joana (azul).

*Sucena Shkrada Resk é jornalista, formada há 27 anos, pela PUC-SP, com especializações lato sensu em Meio Ambiente e Sociedade e em Política Internacional, pela FESPSP, e autora do Blog Cidadãos do Mundo – jornalista Sucena Shkrada Resk (https://www.cidadaosdomundo.webnode.com), desde 2007, voltado às áreas de cidadania, socioambientalismo e sustentabilidade.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/04/2019

Agricultura orgânica: grupo de mulheres revela o casamento da faceta da raiz cultural às sementes crioulas, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 2/04/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/04/02/agricultura-organica-grupo-de-mulheres-revela-o-casamento-da-faceta-da-raiz-cultural-as-sementes-crioulas/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top