EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Meio grau de aquecimento global pode causar diferenças drásticas nos riscos compostos de inundação e de seca

 

O aumento da temperatura global também intensificará o ciclo hidrológico, alterando significativamente a frequência e a intensidade das chuvas

Institute of Industrial Science (IIS)*, University of Tokyo

 

aquecimento global

 

Em 2015, para combater as ameaças urgentes impostas pelas mudanças climáticas, a maioria dos países do mundo se uniu para estabelecer o Acordo de Paris: um plano ambicioso para evitar que a temperatura global suba 2 ° C acima dos níveis pré-industriais. É urgente trabalhar para limitar ainda mais esse aumento de temperatura a 1,5 ° C.

Esses números aparentemente pequenos podem mascarar o impacto e a complexidade que as mudanças na temperatura global representam. Por exemplo, o aumento da temperatura global também intensificará o ciclo hidrológico, alterando significativamente a frequência e a intensidade das chuvas. Enchentes, secas, deslizamentos de terra e insegurança alimentar e hídrica são apenas alguns dos muitos perigos das mudanças resultantes nos padrões de precipitação.

Para entender o que o futuro pode comportar e para moldar as políticas e comportamentos que guiam esse resultado, pesquisadores da Universidade de Tóquio, juntamente com colaboradores internacionais, desenvolveram uma nova métrica para avaliar a intensificação dos períodos de chuva e seca sob os efeitos do aquecimento global. aquecimento. Eles chamam isso de “índice de intensificação hidrológica evento-a-evento”, ou E2E, conforme descrito em um novo estudo publicado na Scientific Reports .

“O E2E combina intensidade de precipitação agregada normalizada e comprimento de seca para captar a interconexão de feixes secos e úmidos adjacentes e a intensificação de seus turnos de fase”, explica o autor correspondente Hyungjun Kim.

A equipe de pesquisa conduziu experimentos conjuntos de múltiplos modelos para comparar a E2E entre os cenários com 1,5 ° C e 2 ° C de aquecimento. No geral, o aquecimento foi associado a um claro aumento na E2E, com aumento adicional significativo de 1,5 ° C para 2,0 ° C de aquecimento.

Além disso, o estudo revelou tendências geográficas em mudanças na intensidade da chuva sob esses cenários de aquecimento. Por exemplo, precipitações mais intensas são previstas em grande parte da América do Norte e Eurásia, enquanto secas mais intensas são projetadas para a região do Mediterrâneo. Outro achado importante foi que a intensificação mais extrema seria cerca de 10 vezes maior que a intensificação média.

“Nossos resultados sugerem que eventos extremos, secos e úmidos, irão coexistir cada vez mais, como a mudança da seca extrema para inundações severas que vimos na Califórnia no passado recente”, disse o principal autor Gavin D. Madakumbura. “Pelo menos em termos de mitigação de desastres e segurança hídrica, haveria benefícios significativos em limitar o aquecimento global a 1,5 ° C para reduzir a intensificação da variabilidade entre os eventos”.

Referência:

Event-to-event intensification of the hydrologic cycle from 1.5°C to a 2°C warmer world
Gavin D. Madakumbura, Hyungjun Kim, Nobuyuki Utsumi, Hideo Shiogama, Erich M. Fischer, Øyvind Seland, John F. Scinocca, Daniel M. Mitchell, Yukiko Hirabayashi & Taikan Oki
Scientific Reportsvolume 9, Article number: 3483 (2019)
DOI https://doi.org/10.1038/s41598-019-39936-2

 

 

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 26/03/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

One thought on “Meio grau de aquecimento global pode causar diferenças drásticas nos riscos compostos de inundação e de seca

Fechado para comentários.